Em uma atualização publicação na última quarta-feira (5) no blog de comunidade de Rainbow Six Siege, a Ubisoft detalhou algumas das medidas que tomou para combater os cheats e a toxicidade do jogo. Segundo ela, o desenvolvimento das soluções MouseTrap e QB teve um impacto bastante positivo sobre a qualidade do FPS competitivo.
“A proteção dos jogadores é uma batalha e uma corrida de proteção sem fim, mas a equipe de desenvolvimento do R6 acredita que este é um dos lugares mais importantes para inovar – tanto como jogo quanto como indústria”, explica a desenvolvedora. Em funcionamento há quase três meses, o MouseTrap tem como objetivo evitar que jogadores de consoles usem mouse e teclado para obter vantagens.
Para isso, a proteção de Rainbow Six Siege adiciona latência extra, tirando qualquer vantagem que os acessórios possam trazer e incentivando o público a usar o controle. “O objetivo é restaurar o verdadeiro equilíbrio entre competição e habilidade, visando o jogo limpo”, explica a companhia.
Segundo a Ubisoft, a eficiência do MouseTrap superou suas expectativas e reduziu em 78% a quantidade de jogadores que usam mouse e teclado nos consoles — a queda foi de 73% nas modalidades competitivas. A empresa também afirma que os jogadores que 43% dos usuários que foram detectados e punidos voltaram a jogar o game com controles, sem receber nenhuma advertência adicional desde então.
QB resultou no banimento de 10 mil contas de Rainbow Six Siege
Lançado em 8 de novembro de 2022 para a versão PC de Rainbow Six Siege, o QB é uma ferramenta que pretende dificultar a criação de ferramentas de cheat. A desenvolvedora afirma que ele já resultou no banimento de mais de 10 mil contas e foi eficiente em barrar o trabalho de vários criadores de trapaças.
Para combater a toxicidade, a Ubisoft também passou a silenciar por 30 partidas jogadores que abusarem do fogo amigo ou participarem de comunicações indesejadas após eles desrespeitarem dois avisos emitidos pelo game. Segundo ela, o sistema conseguiu diminuir pela metade o número de pessoas que continuam se comportando de forma indesejada após receberem o primeiro aviso de que devem parar com isso.
Para o Ano 8 do FPS, a Ubisoft promete adicionar novos sistemas de recomendação de jogadores, um sistema de reputação reformulado e novos modos de privacidade nos consoles. Além disso, os requisitos de partidas ranqueadas vão ser ajustados para evitar o uso da técnica conhecida como smurfing — na qual jogadores veteranos usam contas novas para vencer facilmente partidas competitivas. A promessa é que todas as medidas já reveladas, além de soluções adicionais, vão ser detalhadas pela companhia durante o Ano 8 do jogo.
Fonte: Assessoria de imprensa/Ubisoft