O Reddit mandou um ultimato para os moderadores que seguem protestando contra as mudanças nos preços da API da plataforma. Como divulgaram alguns subfóruns, a direção da rede social informou que removerá os administradores dos subreddits (como são chamados os subfóruns) se a marcação NSFW, voltada para comunidades de conteúdo adulto, não for removida.
A ação foi tomada por moderadores de diversos “subs” que querem continuar protestando, mas encerram o apagão de comunidades. Para lidar com esses protestos que bloquearam o acesso às comunidades, o Reddit ameaçou remover os moderadores — antes, alguns admins foram suspensos. Ao marcar um sub como NSFW, a plataforma interrompe a exibição de anúncios, o que afeta a sua receita de propagandas.
Reddit diz que removerá moderadores até o fim desta semana
Na mensagem divulgada pelo r/Pics, a conta responsável pelo suporte para moderadores informa que os admins da comunidade serão removidos da moderação até o fim desta semana. A equipe de suporte pede que os moderadores alteram a tag de conteúdo adulto da comunidade. Segundo o ultimato, a marcação do r/Pics como NSFW (sigla em inglês para não seguro para o trabalho) foi feita de modo incorreto.
Para justificar a alteração, o aviso aponta que o histórico da comunidade mostra que ela sempre foi um espaço livre de pornografia e outros conteúdos para maiores de idade — que envolvem não só imagens e vídeos pornôs, mas também “imagens fortes” e temas de sexualidade, por exemplo.
Além do r/Pics, que alterou a tag da comunidade, o r/Military também recebeu a “intimação”. Como esperado pelo nome do sub, o r/Military aborda temas militares. Um dos admins da comunidade explicou que a marcação de NSFW deveria ser adotada há anos, já que existe a possibilidade do conteúdo do sub envolver imagens fortes.
Assim com o r/Pics, o sub sobre militarismo reverteu a tag. A justificativa para a alteração foi não só manter a equipe, mas a continuidade do trabalho de apoio a veteranos, que envolve suporte à saúde mental desses profissionais.
Enquanto algumas guerras têm fim, a batalha entre Reddit e seus usuários, iniciada em junho, está longe de acabar.
Com informações: TheVerge e 9to5Mac