
Embora Baldur’s Gate 3 tenha chegado às lojas somente na última quinta-feira (3), o sucesso que ele está tendo já começou a despertar o desejo por expansões ou uma possível sequência. Segundo a desenvolvedora Larian Studios, enquanto nada está sendo planejado nesse sentido, as regras de Dungeons & Dragons podem ser um obstáculo para a criação de conteúdos adicionais.
Em uma entrevista à PC Gamer, o CEO do estúdio, Swen Vicke, explicou que as próprias regras do RPG tornam difícil permitir que jogadores tenham níveis muito altos. O executivo explica que aventuras entre os níveis 12 e 20 têm exigências muito específicas, já que os personagens dessa categoria têm poderes “dignos de um deus”.

“Essas aventuras exigem uma maneira diferente de fazer as coisas, em termos de antagonistas com os quais você vai ter que lidar, o que exige muito desenvolvimento para fazer isso corretamente”, explicou Vincke. Segundo ele, isso faria com que o esforço para criar uma expansão de Baldur’s Gate 3 fosse muito maior do que o normal.
“Muitas das aventuras de Dungeons & Dragons são abaixo do nível 12 precisamente por essa razão. Então parece um material muito legal e fácil para uma expansão, até que você começa a pensar sobre isso e não é tão fácil quanto alguém poderia imaginar”, explicou Vincke. Conforme explica o site Eurogamer, até mesmo algumas aventuras avançadas do RPG tendem a limitar seu nível devido ao grande poder que os jogadores podem adquirir.

Enquanto a Larian Studios ainda não descartou a possibilidade de ampliar o mundo de Baldur’s Gate 3, ela afirma que qualquer esforço nesse sentido “levaria um longo tempo”. No passado, a desenvolvedora não chegou a trazer expansões para jogos como Divinity: Original Sin, embora tenha trabalhado em versões Director’s Cut tanto para o RPG quanto para a sua sequência direta.
Atualmente, a desenvolvedora está concentrada em consertar quaisquer bugs que tenham sobrado no game, que recebeu seu primeiro hotfix na última sexta-feira (4). Ela também está trabalhando em finalizar a versão para PlayStation 5, bem como em fazer as otimizações que vão permitir a estreia no RPG no Xbox Series X|S — algo que deve ficar somente para 2024.
Fonte: Eurogamer