Relatora da CPMI do 8/1 quer confrontar Polícia do DF e Exército sobre os acampamentos

A relatora da CPMI dos Atos Antidemocráticos, senadora Eliziane Gama, apresentou requerimento à comissão solicitando uma acareação entre o Coronel Jorge Eduardo Naime, ex-chefe do Departamento Operacional da PMDF, e o General Gustavo Henrique Dutra de Menezes, do Exército Brasileiro, responsável pelo Comando Militar do Planalto durante o 8 de janeiro.

No documento, a relatora afirma que a acareação busca esclarecer divergências sobre a desmobilização do acampamento em frente ao Quartel General do Exército. O local deu origem a diversas manifestações antidemocráticas e culminou nos atos do dia 8 de janeiro.

A Polícia Militar do Distrito Federal participou de diferentes tentativas de desmobilizar o acampamento montado no Setor Militar Urbano. A aglomeração só foi desfeita depois dos ataques à Esplanada dos Ministérios.

O Coronel Jorge Naime prestou depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga o 8 de janeiro na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Durante a oitiva, ele relatou que o Exército Brasileiro impediu o acesso da Polícia aos acampamentos logo depois dos ataques.

Ele considera que o acampamento era o epicentro dos atos golpistas. Ainda no depoimento, Naime relatou que viu o próprio General Dutra impedindo o então interventor federal na segurança pública do DF, Ricardo Cappelli, de entrar na região sob responsabilidade do Exército para comandar a prisão de participantes do ato.

No dia 29 de dezembro, a Polícia Militar mobilizou mais de 500 homens à disposição do Exército para retirar o acampamento. No entanto, ainda de acordo com o Coronel, houve ordem expressa de última hora para que as pessoas não fossem retiradas.

O General Dutra, responsável pela área durante o período dos ataques, também depôs à CPI da CLDF. Ele negou as acusações de proteger o acampamento. O oficial apontou um protocolo da Secretaria de Segurança Pública do DF citando ações ilícitas e estruturas ilegais a serem desmontadas pelo DF Legal, órgão de fiscalização distrital. Ele explicou que houve “acirramento de ânimos” dos acampados contra os fiscais e, por isso, a operação policial foi suspensa. Além disso, Dutra afirmou que o número de pessoas no acampamento dobrou entre os dias 28 e 29 de dezembro.

O requerimento precisa ser aprovado pela Comissão para que os dois militares sejam convocados e a acareação seja agendada.

Source link

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...