
De vez em quando, aparece uma notícia curiosa como esta: um carro clássico famoso do passado surge, esquecido e abandonado, em alguma garagem ou celeiro empoeirado para a alegria de quem o encontra.
E o protagonista da história de hoje é um dos clássicos populares mais conhecidos dos anos 1970 e 1980. Trata-se do Renault 5 original — ou, em outras palavras, o “avô” do Renault 5 E-Tech elétrico que hoje pode ser visto nas concessionárias no exterior.
39
Fonte: Motor1.com Deutschland
Mas como é possível que um carro assim caia no esquecimento por mais de quatro décadas? Segundo os responsáveis pela descoberta, o carro foi estacionado, ainda novo, em 1982 e, até hoje, havia permanecido parado em um torpor quase eterno.
Ao ler o post publicado no perfil @phares_jaunes_et_damiers no Instagram, descobrimos que o carro foi comprado por uma francesa que, com todas as suas economias, foi até uma concessionária da marca chamada Sodirac, em Chalon-sur-Saône, no ano de 1982.
O modelo adquirido foi um Renault 5 com carroceria de cinco portas e acabamento TL, com motor de 1.108 cm3 e câmbio de quatro marchas, pintado na pouco comum cor metalizada Bleu Schiste. Tudo isso por um preço modesto de 40.000 francos franceses, o que equivaleria a cerca de 6.100 euros. Um bom dinheiro para a época…
O carro saiu da concessionária com a placa provisória 9105 WWA 71 (em formato adesivo), válida por 15 dias, antes de fazer o emplacamento definitivo. Isso porque o veículo foi entregue em domicílio, já que sua proprietária ainda não tinha carteira de motorista.
De fato, o carro foi guardado na garagem no fim de outubro de 1982 e nunca mais saiu dali. E isso apesar de as placas definitivas terem sido produzidas — elas foram encontradas no porta-malas do carro.
Renault 5 clássico abandonado, saindo da garagem
Foto de: phares_jaunes_et_damiers/Instagram
O motivo? A proprietária tirou a carteira, mas, por não se sentir confortável ao volante (somado a motivos pessoais que desconhecemos), nunca chegou a colocar o carro na rua. Ele ficou com o hodômetro congelado desde a entrega: 12 km.
Agora que foi recuperado, imaginamos que o carro passará por um processo de revisão e uma limpeza completa, já que foi anunciado que ele irá a leilão em um evento organizado pela Aguttes, previsto para o próximo dia 15 de março.