Como o Renault Boreal se compara ao Jeep Compass?

Apresentado para a imprensa oficialmente na última segunda-feira (14/10), o primeiro SUV médio nacional da Renault enfim ganhou mais detalhes técnicos e de equipamentos, mostrando que a francesa tem grandes planos para seu próximo modelo.

Com três versões diferentes, o SUV terá missão de enfrentar desde compactos mais equipados – e caros – com a versão de entrada Evolution, de R$ 179.990, até os médios mais vendidos, com a topo de linha Iconic, por R$ 214.990. Mas como ele se compara com o antigo queridinho e veterano do mercado, o Jeep Compass? Aqui estamos analisando o Renault Boreal mais caro com o rival na versão Série S 1.3 flex.

A diferença já se mostra logo no tamanho dos dois. O Renault Boreal leva vantagem sobre o Jeep Compass em praticamente todas as medidas. O SUV da marca francesa mede 4,56 metros de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,65 metro de altura e tem 2,70 metros de entre-eixos, contra 4,40 m, 1,82 m, 1,62 m e 2,64 m do rival da Jeep.

A geração atual do Jeep, lembramos, foi lançada há dez anos e já começa a mostrar sinais da idade – e o tamanho comprova isso. O Boreal já está mais alinhado aos novos SUVs médios da categoria. O porta-malas também mostra esta diferença: são 586 litros no Boreal, um salto considerável em relação aos 410 litros do Compass.

Medida / Característica Jeep Compass 1.3 S Renault Boreal
Comprimento 4,404 m 4,560 m
Largura 1,819 m 1,840 m
Altura 1,625 m 1,650 m
Entre-eixos 2,636 m 2,700 m
Porta-malas 410 L 586 L


Renault Boreal usará mesmo 1.3 TCe do Duster

Foto de: Motor1.com

Conjunto mecânico e suspensão

Na motorização, ambos são bem equivalentes, diferenciando-se principalmente no câmbio utilizado. Boreal e Compass usam motor 1.3 turbo flex de quatro cilindros. No SUV da Renault, a calibração entrega 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, enquanto o modelo da Jeep extrai 176 cv e o mesmo torque de 27,5 kgfm.

O Boreal utiliza um câmbio automatizado de dupla embreagem de 6 marchas, o mesmo sistema aplicado no irmão menor Kardian, e que é considerado polêmico por alguns devido ao histórico deste tipo de transmissão em outras marcas. Já o Compass aposta em algo mais tradicional, com um automático de seis marchas com conversor de torque, que privilegia conforto e suavidade no uso urbano.



Jeep Compass usa motor 1.3 T270 também presente na linha Fiat

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

Na parte estrutural, o Jeep Compass leva vantagem por adotar suspensão traseira independente do tipo multilink, o que tende a oferecer comportamento mais refinado e estável em curvas. O Renault Boreal, por sua vez, utiliza um eixo de torção na traseira – solução mais simples e comum entre SUVs de tração dianteira. Ambos contam com freios a disco ventilado na dianteira e sólido na traseira, além de rodas de 19″ (com pneus 235/45 no Compass e 205/55 no Boreal).

Parâmetro Renault Boreal Jeep Compass 1.3 S
Motorização 1.3 turbo flex 1.3 turbo flex
Potência (cv) (etanol) 163 176
Torque (kgfm) (etanol) 27,5 27,5
Câmbio Automatizado, dupla embreagem, 6 marchas Automático, conversor de torque, 6 marchas
Tração Dianteira Dianteira
Suspensão traseira Eixo de torção Independente, multilink
Freios Disco ventilado (dianteira) / sólido (traseira) Disco ventilado (dianteira) / sólido (traseira)
Rodas / Pneus 19″ – 205/55 19″ – 235/45
Combustível Flex Flex


Foto de: Motor1.com



Equipamentos

Por fim, analisamos os equipamentos dos dois SUVs. O Jeep Compass S ainda leva vantagem no conjunto geral. O SUV da Jeep oferece sete airbags, som premium Beats de 506 W, pacote ADAS de Nível 2, bancos dianteiros com ajustes elétricos, carregador por indução, teto solar panorâmico e rodas com tecnologia Seal Inside. É um pacote mais amplo e consolidado, voltado ao conforto e à segurança, mantendo o padrão que fez do modelo uma referência entre os médios.



Foto de: Motor1.com

O Renault Boreal, por outro lado, aposta em uma proposta mais voltada à tecnologia embarcada. O SUV é o primeiro nacional a trazer o sistema Google Automotive Services integrado, além de oferecer bancos dianteiros elétricos, como o Compass, mas com função de massagem exclusiva para o motorista. Também se destacam o som Harman Kardon, o porta-malas com abertura automática e um amplo pacote de 24 assistentes de condução (ADAS).



O modelo francês ainda devolve no preço: a versão Iconic sai por R$ 214.990, enquanto o Compass S custa R$ 221.990 — uma diferença de cerca de R$ 7 mil que pode pesar na escolha final de quem busca um SUV médio completo e conectado.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...