Sabrina Sato e Bethânia estrelam campanha de produto antifrizz, mas cantora diz que não vai usar

A escalação de elenco para a publicidade de um produto de cabelo está dando o que falar na internet desde a última quarta-feira. Afinal, era difícil imaginar até então a cantora Maria Bethânia, conhecida por seus fios livres, em uma propaganda de produto antifrizz. O inusitado aconteceu à convite de Tresemmé, que somou Sabrina Sato, com os cabelos alinhadíssimos, à campanha.

Antes da publicação de dois vídeos oficiais (de cerca de três minutos e um minuto de duração), um teaser gerou curiosidade — e temor nos fãs da cantora — sobre uma possível mudança do visual dela. Porém, a estratégia para o lançamento da marca, que promete até 72 horas de zero frizz, aposta na sinceridade: “Não vou mudar”, diz Bethânia, e fez sucesso na internet.

No perfil do Instagram da marca, enquanto 18 publicações anteriores, feitas ao longo deste mês, registraram uma média de 1.049 curtidas, a nova campanha conseguiu aprovação de 68.200 seguidores, em média, por vídeo. No X, o material replicado por uma admiradora recebeu mais 42 mil curtidas e diversos comentários elogiosos.

Cantora foi celebrada nas redes sociais — Foto: Reprodução

— A campanha é especialmente interessante por trazer contrapontos marcantes. Não que Bethânia não seja impecável, mas, no universo de Sabrina, o padrão é outro: fios sempre alinhados — avalia Ângela Pingo, professora de Publicidade e Propaganda do Ibmec-RJ: — E o grande mérito está em valorizar a liberdade de escolha. Em nenhum momento há julgamento sobre como o cabelo deve ser: não se ridiculariza quem tem frizz, nem se diz que é errado querer os fios alinhados. A mensagem é clara: se você quer o cabelo intacto por 72 horas, existe um produto para isso, mas, se preferir usá-lo natural, também está tudo certo.

Na peça publicitária, a conversa entre duas mulheres parece tão espontânea que, de início, Bethânia admite não saber sequer o que é o tal frizz. Sabrina fica com a responsabilidade de explicar o fenômeno, em linguagem fácil, e como age o Sistema Selagem Profissional Frizz-Resistance, da Tresemmé. A conversa aposta ainda no discurso empoderado de Bethânia e na admiração de Sabrina para evitar o que antes era comum nas publicidades: a rejeição ao que é contrário.

Sabrina exalta o produto. Apesar de Bethânia também se mostrar positivamente surpresa com os efeitos prometidos, ela avisa que não vai usar. “Como a gente vai gravar nossa campanha então?, pergunta Sabrina, que ouve como resposta: “Com a verdade. Você com a sua e eu com a minha”.

— É uma tendência atual termos campanhas mais afastadas de dizer qual é a vantagem de determinado produto e, em vez dessas, novas campanhas que conseguem convocar o consumidor para discussões e trazer mensagens. Quando a Maria Bethânia diz “não vou usar” em um comercial, estamos trazendo o poder de escolha e a necessidade do respeito à recusa do que é padrão. É uma mensagem mais profunda do que “use” ou “não use” um produto — aponta Érica Ribeiro, coordenadora do curso de Publicidade da Universidade Veiga de Almeida.

A campanha é de autoria da agência Out Of Office (OOO) e, para Ângela, dialoga muito com as novas gerações, que valorizam conforto e os diversos caminhos para a beleza. Elas ressaltam a maioria feminina nos créditos da publicidade, “como se o público-alvo estivesse fazendo a campanha para ele mesmo”, segundo Érica.

Na direção geral, na estratégia de criação e conteúdo e no roteiro, entre sete nomes, seis são femininos. A aprovação, por parte da marca, também foi feita por duas mulheres.

Para Beatriz Borges, cofundadora e diretora executiva da Out Of Office (OOO), o encontro entre Bethânia e Sabrina “não só entrega impacto — ele redefine o jogo”:

— Porque quando uma marca consegue dialogar tanto com quem busca um cabelo zero frizz quanto com quem o abraça, é sinal de que ela entendeu seu tempo — afirma.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...