
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFU, Carlos Henrique de Carvalho recebeu a equipe da Sede (foto: Milton Santos)
A visita dos subsecretários de ciência, tecnologia e inovação e do desenvolvimento regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) de Minas Gerais aconteceu nos LTAD e Laprosolda, laboratórios que compõe a Unidade Femec UFU da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).
A comitiva dos representantes do governo do estado foi acompanhada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (ProPP/UFU), Carlos Henrique de Carvalho, professor Thiago Paluma, da Diretoria de Inovação e Tranferência de Tecnologia (Agência Intelecto) e Manuela de Oliveira, coordenadora de Gestão do Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem /UFU).
Foram apresentadas as instalações dos dois laboratórios, alguns projetos de desenvolvimento tecnológico em andamento ligados à metalmecânica nas áreas de siderurgia e gás e óleo envolvendo uma siderúrgica e a Petrobras. A Unidade da Embrapii Femec UFU completou recentemente sete anos de credenciamento e foi uma das primeiras 20 unidades instaladas no país. São mais de 60 empresas ligadas aos setores de: óleo e gás, automotivo, siderúrgico e da agroindústria, com cerca de R$ 54,7 milhões investidos em atividades de PD&I tendo a Petrobras como maior parceira.
O principal objetivo da visita foi conhecer a capacidade tecnológica e projetos desenvolvidos para o fortalecimento da indústria e aumento da competitividade nacional. “Queremos levar mais investimentos, emprego e renda de qualidade para todos os cantos de Minas Gerais, por isso estamos sempre trabalhando para conectar o setor produtivo do governo. Para acelerar esta ação, sempre contamos com a grande contribuição de instituições de ensino como a UFU”, disse o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede, Bruno Araújo.
Outro assunto apresentado durante a visita foi sobre as formas de ampliar e fortalecer o contato entre as micro, pequenas e grandes indústrias de Minas com a unidade Embrapii Femec UFU e os principais canais de incentivo a PD&I. O encontro envolveria as agências de fomento, indústrias e Unidades Embrapii instaladas no estado, para incentivar investimentos e fortalecer a indústria em Minas Gerais. “Nós vamos preparar uma apresentação das empresas que já temos como parceiras em Minas, as que estamos em prospecção e as que têm perfil para novos projetos em PD&I com nossa unidade Femec UFU para colaborar com esse mapeamento que está sendo feito e quem sabe termos um grande encontro aqui em Uberlândia”, disse Louriel Vilarinho, coordenador da unidade Embrapii Femec UFU.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.