Senhor Fantástico e Doutor Destino são arqui-inimigos desde quando apareceram nos quadrinhos, e, mesmo após compartilharem uma certa compreensão, a rivalidade entre ambos continua transcendendo as realidades do Multiverso Marvel; afinal, Doom atacou sua família inúmeras vezes. Entretanto, nos últimos anos, um novo vilão tem incomodado tanto que passou a ser atualmente considerado mais perigoso pelo líder do Quarteto Fantástico.
Atenção para spoilers de Ultimate Invasion #1!
Antes de falar sobre a revelação de Richards, é preciso falar sobre o Criador, sua versão vilanesca da Terra-1610, a realidade do “Universo Ultimate”. O Criador é tão genial quanto sua versão original da Terra-616, a da cronologia principal da Marvel, e começou como um herói. Mas uma série de eventos traumáticos abalou sua mente, o que o levou a trabalhar em maneiras de controlar o mundo ao seu redor.
Depois de ser derrotado pelo resto do Quarteto Fantástico, o “Ultimate Reed” assumiu a persona do Criador, e construiu os “Filhos do Amanhã”, sua própria sociedade futurista, destruindo grande parte da Europa no processo. Depois das Guerras Secretas de 2015, o Criador foi um dos poucos sobreviventes do Universo Ultimate; e o único vilão a se lembrar do Multiverso como era antes.
Agora, na saga Ultimate Invasion, que começou recentemente, o Criador fugiu de sua prisão e começou a executar seus planos de recriar seu universo natal. Para isso, ele vem usando várias tecnologias roubadas dos Illuminati da Terra-616.
Senhor Fantástico revela que o Criador é mais perigoso que o Doutor Destino
O Senhor Fantástico pode muitas vezes ser indiferente, mas não é cruel, e há poucos vilões aos quais ele nutre algo próximo do rancor. Talvez ele somente tenha ódio do Doutor Destino, e, mesmo assim, não é um sentimento capaz de fazer com Richards mate Doom, já que, até na conclusão das Guerras Secretas de 2015, o herói poupou-o.
Já em Ultimate Invasion #1, o Senhor Fantástico, ao ser perguntado pelo Criador se ele o apagaria da existência, caso tivesse a chance, Richards diz que sim. Isso confirma o que o herói já sugeriu em várias conversas e pensamentos: o fato de ele ver a si mesmo da pior forma, como um vilão que pode usar sua inteligência para coisas incríveis, só que munido de seus instintos mais sombrios — o que pode ser muito mais perigoso que o Doutor Destino.
Vale destacar que a resposta do Senhor Fantástico ao Criador ganha ainda mais impacto quando nos lembramos que o herói teve a oportunidade de apagar o vilão antes, mas optou por não fazê-lo. Seguimos acompanhando o que vai acontecer no desenrolar de Ultimate Invasion, que está só começando — e quais decisões e consequências Richards terá que lidar ao final da saga.