
A Serra da Canastra é um parque nacional que abrange 6 municípios mineiros: Capitólio, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória, São Roque e Vargem Bonita, com uma área aproximada de 200 mil hectares. Considerado por muitos a nossa savana brasileira, tendo uma biodiversidade rica, presentes por exemplo: Lobo-Guará, Veado-Campeiro, Tamanduá-Bandeira e diversas outras espécies, além de ser conhecida por ter diversas cachoeiras extremamente preservadas, o parque também é frequentado por entusiastas dos esportes de aventura, como ciclismo, motocross e 4×4. Nessas 6 cidades que abrangem o parque não faltam opções de hospedagem, com preços acessíveis e diversas opções para a gastronomia mineira, não podendo faltar o conhecido e premiado Queijo Canastra, sendo encontrado facilmente por essas cidades e fazendas da região.
A parte alta da Serra da Canastra, entrando pela portaria de Sacramento, fica aproximadamente 250 kms de Uberlândia, tendo uma estrada de chão batido logo após a cidade de Sacramento em boas condições durante o período de estiagem, que vai em nossa região de Maio até Setembro. Há opções de atrativos para visitar e locais para almoçar. Os atrativos na parte alta são essas:
– São João Batista da Canastra: é um pequeno vilarejo, onde ali se encontra algumas opções para almoçar e um pequeno mercado, podendo ser ali uma pausa para um descanso antes de cruzar todo o parque até a cidade de São Roque.
– Cachoeira do Jota: fica bem na entrada do vilarejo de São João Batista da Canastra, fácil acesso, sendo possível estacionar o carro bem próximo à ela.
– Cachoeira do Fundão: após sair de São João Batista da Canastra, sentido São Roque, terá uma placa onde indicará o acesso à esquerda, porém com acesso difícil, sendo possível a subida de preferência em veículo 4×4, subida íngreme, procure se informar na portaria do parque sobre condições da estrada, leve bastante água, a dificuldade do acesso compensa sua beleza exuberante.
– Garagem de Pedra: era uma pequena garagem no alto da serra, que era utilizada antigamente por um fazendeiro para guardar seu veículo, o visual é muito bacana, compensa parar para desfrutar da beleza do local.
– Parte alta da Casca D’anta: um local tranquilo para um banho refrescante nas águas do Velho Chico, águas tranquilas e cristalinas no período de estiagem. Acesso fácil.
– Nascente do São Francisco: há poucos metros da estrada sentido São Roque, já fica bem visível a placa que indica o local onde nasce um dos principais rios do Brasil, acesso fácil e parada quase obrigatória.
– São Roque de Minas: um município tranquilo, com aproximadamente 7 mil habitantes, lá você encontra opções de pousadas e bons restaurantes para almoço e jantar, podendo apreciar uma típica cidade pacata do interior de Minas.
– Complexo Capão do Forro: fica a 5 kms de São Roque, sentido portaria 1 da Canastra, existem as cachoeiras do Complexo do Capão do Forro, é cobrado uma entrada que em 2022 o valor era de R$ 30,00 por pessoa, acesso fácil, um dos lugares mais bonitos da parte alta da Canastra, vale muito a pena.


Créditos das imagens: Francilene Capuzo