Search
Close this search box.

Sobrenatural │ Qual a melhor ordem para assistir aos filmes?

A saga Sobrenatural estreou em 2010 e não demorou a cair no gosto dos fãs, especialmente daqueles que curtem filmes de terror que abusam das possessões demoníacas. Criada por Leigh Whannell e dirigida por James Wan, que já haviam trabalhado juntos em Jogos Mortais (2004), o longa conquistou também boas avaliações da crítica especializada, além de uma bilheteria expressiva. Em todo o mundo, o primeiro capítulo da saga somou quase US$ 100 milhões, um montante bom o suficiente para fazer com que essa história fosse o início de uma série.

A partir daí, vieram outros três filmes. Sobrenatural: Capítulo 2 chegou aos cinemas três anos depois, sendo seguido por Sobrenatural 3: A Origem (2015) e Sobrenatural 4: A Última Chave (2018). Em 2023, a franquia ganhou mais um capítulo: Sobrenatural: A Porta Vermelha, o quinto e último filme que serve como um ponto final a toda trama. A novidade aqui é que o ator Patrick Wilson (Invocação do Mal) retorna não só como protagonista, mas também diretor.

Mas não se deixe enganar pela numeração dos títulos. Apesar dos nomes sugerirem uma ordem sequencial óbvia, a história de Sobrenatural não é tão direta assim, o que levanta aquela velha questão: afinal, existe uma ordem certa para assistir à série? A realidade é que a linha do tempo da saga é, de fato, muito confusa, e por isso, existem divergências sobre a maneira “correta” de assistir aos longas. Fato é que não existe certo e errado e sim, pelo menos, três formas distintas de assistir à franquia. Confira abaixo quais são elas.

Ordem de lançamento de Sobrenatural

Uma das maneiras de assistir aos filmes da franquia é seguindo a ordem em que eles foram lançados, ou seja, o modo como o criador e os diretores pensaram em contar a história. Desse modo, a sequência fica:

  • Sobrenatural (2010, dirigido por James Wan)
  • Sobrenatural: Capítulo 2 (2013, dirigido por James Wan)
  • Sobrenatural 3: A Origem (2015, dirigido por Leigh Whannell)
  • Sobrenatural 4: A Última Chave (2018, dirigido por Adam Robitel)
  • Sobrenatural 5: A Porta Vermelha (2023, dirigido por Patrick Wilson)

Como dito, essa é a ordem mais lógica da coisa, já que é só seguir os números do título. Só que isso faz com que a narrativa geral da saga seja não linear, avançando e retrocedendo no tempo a cada novo capítulo. Assim, somos apresentados à família Lambert e como eles passam a ser assombrados por demônios a partir do momento que se mudam para uma casa nova. E os filmes seguintes vão explorar tanto as consequências desse evento macabro como ainda voltar no tempo para explicar por que tudo isso aconteceu ao mesmo tempo em que ainda dá continuidade à trama.

Pode ser um pouco confuso a princípio, mas é a forma com que esse universo foi construído nos cinemas.

Ordem cronológica

Já quem quer acompanhar a saga seguindo a ordem cronológica, ou seja, pelo tempo da própria narrativa na cronologia dos fatos como a história é contada, é melhor seguir a sequência abaixo. Isso porque o terceiro filme, A Origem, é uma prequência e conta fatos que aconteceram antes do filme 1 e 2.

  • Sobrenatural 3: A Origem (2015)
  • Sobrenatural 4: A Última Chave (2018)
  • Sobrenatural (2010)
  • Sobrenatural: Capítulo 2 (2013)
  • Sobrenatural 5: A Porta Vermelha (2023)

Na trama de Sobrenatural 3, os Lambert ficam um pouco de lado e volta no tempo para mostrar o terror de uma nova família, os Brenners, que também estão sendo perturbados por demônios. No caso, a vítima é a jovem Quinn (Stefanie Scott) e é possível ver que ela lida com as assombrações três anos antes dos eventos dos filmes anteriores.

Além disso, é nesse longa que Sean (Dermot Mulroney), o pai de Quinn, começa a trabalhar com Elise Rainier (Lin Shaye), a mesma demonologista que tenta ajudar os Lamberts no futuro.

Na sequência vem Sobrenatural 4: A Última Chave, em que Elise ganha mais destaque. É somente a partir daí que o primeiro Sobrenatural entra na história, seguido por sua continuação direta e o recente A Porta Vermelha para encerrar a história.

A ordem de Elise

Mas há ainbda uma terceira ordem possível para acompanhar a saga Sobrenatural. Há quem acredite que a melhor maneira que seguir a saga de terror é a partir de A Última Chave, o quarto capítulo numerado. Isso porque, apesar de a trama central se situar depois de Sobrenatural 3: A Origem, o filme entrega tantos flashbacks da história de Elise que acaba mostrando muitos momentos que antecedem até o terceiro longa. Assim, sob essa pespectiva, ele seria a verdadeira origem de tudo.

  • Sobrenatural 4: A Última Chave (2018)
  • Sobrenatural 3: A Origem (2015)
  • Sobrenatural (2010)
  • Sobrenatural: Capítulo 2 (2013)
  • Sobrenatural 5: A Porta Vermelha (2023)

Em Sobrenatural: A Última Chave, a trama acompanha a demonologista Elise já idosa sendo chamada para resolver um novo caso de assombração no Novo México. O que seria um simples trabalho, no entanto, se transforma em algo pessoal quando ela percebe que a atividade sobrenatural está acontecendo justamente na casa onde passou a infância. Assim que começa a investigar, ela se prepara para enfrentar demônios do seu passado e a gente passa a conhecer um pouco de como ela entrou nesse mundo de diabos e espíritos, o que justifica elementos que são mostrados em Sobrenatural 3: A Origem.

Source link

Você tambem pode gostar de:

Faça sua busca aqui, estamos sempre atualizando para lhe trazer um conteudo de qualidade se fresquinho!

Não achou o que procura entre em contato com a nossa equipe pelo whatsApp!

LOJA

NOTÍCIAS

PERFIL