Sol libera erupção solar escura e ejeção de massa coronal

O Sol estava agitado no final de semana, e prova disso são as erupções e ejeções de massa coronal (EMC) liberadas, que atingiram a Terra. Os especialistas de clima espacial preveem que uma EMC canibal ainda deve nos alcançar na terça-feira (18), e houve também uma erupção solar escura.

  • Vídeo incrível mostra uma erupção solar “de perto”
  • Vídeo do Sol mostra tornado 14 vezes maior que a Terra

Na sexta (14), o Sol emitiu uma das erupções mais drásticas do atual ciclo de 11 anos, que trouxe uma imensa nuvem de plasma escuro em nossa direção. A explosão começou na região magneticamente ativa AR3370, onde havia uma mancha solar pequena, muito menor que aquelas que chamaram a atenção recentemente. Essa é a primeira de uma sequência de erupções que formou uma EMC, e se ela vai se fundir com outra nuvem de plasma.

 

O apelido de “plasma escuro” não indica nenhum tipo especial de explosão. Na verdade, o termo refere-se apenas à temperatura mais fria e menos luminosa do que o brilho de fundo do próprio Sol, o que resulta em uma nuvem que parece mais escura.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Ejeção de massa coronal a caminho

Há também uma EMC canibal vindo aí, de acordo com as previsões dos modelos meteorológicos. Esse tipo de evento ocorre quanto duas ejeções de massa coronal são emitidas uma atrás da outra, na mesma direção, com a segunda viajando em maiores velocidades no espaço do que a anterior. Como resultado, o plasma veloz engole o primeiro no meio do caminho, formando uma nuvem única e grande.

Foi o que aconteceu no sábado (15), quando uma EMC foi emitida em velocidade o suficiente para alcançar o plasma escuro da erupção do dia 14. Após a canibalização, as nuvens de plasma, agora fundidas em uma só, vão provavelmente atingir a Terra na terça-feira (18). Apesar de parecer um evento assustador, as tempestades geomagnéticas que devem ocorrer em decorrência do impacto devem ser de classe G1 e G2, ou seja, de menor intensidade.

 

Outras EMCs emitidas também estão perturbando a atmosfera terrestre — isso inclui a ejeção que ocorreu no dia 11 de julho, registrada no vídeo acima. Ela atingiu o campo magnético da Terra na sexta-feira (14), mas o impacto foi de baixa intensidade e não causou tempestades geomagnéticas.

Por outro lado, outra EMC chegou antes do previsto e atingiu o campo magnético da Terra no domingo (16), causando uma tempestade geomagnética de classe G1 (menor). Tempestades nessa classificação geram poucas ocilações em redes elétricas e não representam riscos a satélites em órbita. Outras ejeções de massa coronal podem acontecer entre os dias 17 e 18 devido às várias erupções da mancha solar AR3363.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Barbie │ Quais os combos dos cinemas para o filme no Brasil
  • Asteroide é descoberto 2 dias depois de passar perto da Terra
  • Galaxy Watch 6 vaza em novas imagens com várias opções de cor
  • Detalhes ocultos em arte egípcia de 3 mil anos são descobertos
  • 5 motivos para usar o Google Bard
  • Globo vai exibir Vingadores: Ultimato com uma hora a menos de filme

Source link

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...