
K. Nurmagomedov (esq.) finalizou C. McGregor (dir.) em 2018. Foto: Reprodução/Instagram @ufcbrasil
Ex-lutador do UFC e hoje comentarista, Chael Sonnen reacendeu o debate sobre uma das maiores rivalidades da história do esporte. Durante participação no podcast ‘Wise Nuts’, o norte-americano afirmou que a organização desperdiçou uma grande oportunidade ao não promover a revanche entre Khabib Nurmagomedov e Conor McGregor na categoria dos meio-médios (até 77 kg).
Segundo Sonnen, a insistência do Ultimate em manter o duelo no peso leve (até 70,3kg.) inviabilizou a segunda luta entre os dois astros.
“A razão pela qual não tivemos Khabib vs. Conor 2 é porque eles não olharam para o número certo. Se tivessem feito essa luta em 170 libras (meio-médios), em vez de 155 (peso leve), ela teria acontecido. Eles estão passando por isso agora com o Islam (Makhachev)”, afirmou Chael.
Sonnen também usou o ex-campeão dos leves, pupilo e parceiro de treinos de Khabib, Islam Makhachev, como exemplo para criticar o processo de corte de peso.
“Você pode cortar a carreira do Islam como fizeram com o Khabib ou deixá-lo subir para os meio-médios. Ele não vai conseguir bater o peso (dos leves) para sempre. Esse é o aspecto mais difícil do esporte”, concluiu.
Khabib e McGregor se enfrentaram em outubro de 2018, no UFC 229, em Las Vegas. O evento se tornou o mais vendido da história da organização, com cerca de 2,4 milhões de pacotes pay-per-view comercializados. Dentro do octógono, o russo dominou a luta e finalizou o irlandês no quarto round com um mata-leão.
No entanto, o confronto foi apenas o ápice de uma rivalidade marcada por provocações, ofensas pessoais e episódios de violência, como o ataque de Conor ao ônibus em que Khabib estava, meses antes da luta. O caos continuou após o combate, com brigas generalizadas entre os membros das equipes, dentro e fora do octógono.
A Comissão Atlética de Nevada puniu ambos: Khabib levou nove meses de suspensão e multa de US$ 500 mil; Conor, seis meses e multa de US$ 50 mil.
Após a vitória histórica, Khabib manteve o cinturão ao derrotar Dustin Poirier e Justin Gaethje, e se aposentou invicto em 2020, com um cartel perfeito de 29 vitórias e nenhuma derrota. Já o ‘Notório’ enfrentou uma trajetória instável no esporte e fora dele.
Mesmo com o fim da carreira de Khabib, a rivalidade entre os dois segue viva nas redes sociais. Enquanto o russo mantém uma postura mais reservada e até desejou mudanças positivas na vida do irlandês, McGregor continua fazendo provocações, muitas vezes apagadas depois da publicação.