Todo mundo já sabe que PlayStation 5 Pro já oferece uma qualidade gráfica melhor do que o modelo base, mas a Sony está preparando uma evolução significativa para 2026. A empresa confirmou que está trabalhando na implementação de uma nova técnica de upscaling neural baseada no FidelityFX Super Resolution 4 (FSR 4), da AMD.
A co-produção da tecnologia em parceria já tinha sido confirmada, mas agora é certo que a tecnologia deve proporcionar imagens ainda mais nítidas e detalhadas, comparáveis às melhorias vistas nas placas de vídeo RX 9070 e RX 9070 XT, recentemente lançadas pela AMD.
Happy Radeon Day! We’re proud to collaborate with @PlayStation on Project Amethyst! 🔥
FSR 4 is looking fantastic! Excited for the co-development with Sony Interactive Entertainment on the models used for the FSR 4 upscaler.
This is just the beginning. Stay tuned for what’s… pic.twitter.com/M8W4dLCkwe
— AMD Radeon (@amdradeon) March 6, 2025
Parceria entre Sony e AMD impulsiona nova geração de upscaling
Como vimos, a relação entre Sony e AMD não é novidade, mas se fortaleceu ainda mais com o projeto Amethyst, uma colaboração que remonta a 2023. O FSR 4 é um dos primeiros frutos desse trabalho conjunto, que visa expandir as capacidades de upscaling através do uso de redes neurais treinadas para otimizar a resolução dos jogos em tempo real.
O PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), tecnologia de upscaling atual do PS5 Pro, já entrega boas melhorias, mas a nova abordagem promete superar sua nitidez e estabilidade.
A ampla adoção do FSR 4 no PS5 Pro deve impactar positivamente a biblioteca de jogos, principalmente aqueles que dependem de upscaling para atingir resoluções mais altas sem comprometer a taxa de quadros.
A AMD já anunciou que o FSR 4 estará presente em pelo menos 75 jogos até o final de 2025, conquistando relevância na indústria. Tal cenário só demonstra a importância do PS5 Pro contar com uma versão otimizada dessa tecnologia.
Nosso objetivo é oferecer algo muito semelhante ao upscaling do FSR 4 no PS5 Pro para os jogos de 2026, como a próxima evolução do PSSR
Mark Cerny, arquiteto do PlayStation, em entrevista ao Digital Foundry
Ainda que a transição para essa nova abordagem leve tempo, a Sony continuará incentivando os desenvolvedores a utilizarem o PSSR até que a implementação do FSR 4 seja finalizada.
A companhia também destaca que essa tecnologia pode ter aplicações além dos consoles, reforçando seu compromisso com o avanço do aprendizado de máquina em diferentes dispositivos.
Os desafios técnicos da implementação do FSR 4 no PS5 Pro, segundo Mark Cerny
Durante a entrevista para a Digital Foundry, Cerny explicou em detalhes os desafios e diferenças técnicas que envolvem a adaptação do FSR 4 para o PS5 Pro.
Um dos principais pontos levantados é a questão do desempenho em machine learning no console, que possui 300 TOPS (trilhões de operações por segundo) de precisão INT8, um valor inferior ao desempenho das placas RDNA 4 para PC.
Isso levanta um desafio: será que o hardware do PS5 Pro tem potência suficiente para executar um modelo avançado como o FSR 4? Cerny acredita que sim, mas deixa claro que haverá algumas adaptações.
A importância da aceleração de IA e o papel do aprendizado de máquina
Atualmente, a versão do FSR 4 utilizada nos PCs conta com otimizações específicas para as novas GPUs RDNA 4, incluindo suporte para FP8 (ponto flutuante de 8 bits), uma técnica que acelera cálculos de IA.
No entanto, não há confirmação de que o PS5 Pro suporte essa mesma aceleração, o que pode resultar em um processo de conversão mais demorado para atingir um nível de desempenho aceitável no console.
Cerny sugere que o PSSR atualizado para 2026 usará um modelo híbrido, combinando elementos do FSR 4 com otimizações específicas para o hardware do PS5 Pro. A ideia é assegurar um equilíbrio entre qualidade e desempenho, evitando impactos negativos na taxa de quadros dos jogos.
FSR 4 no PS5 Pro precisará ser otimizado para 60 FPS
Outro fator crítico mencionado por Cerny é a necessidade de garantir que a implementação do FSR 4 no PSSR funcione bem em jogos rodando a 60 FPS. Segundo ele, um dos principais desafios do upscaling baseado em aprendizado de máquina é o tempo de resposta: se o modelo ultrapassar um certo limite de tempo por quadro, ele pode comprometer a fluidez do jogo.
Cerny destaca ainda que a Sony está ciente dessa limitação e que os desenvolvedores estão sendo incentivados a utilizar o PSSR, já que a implementação final do FSR 4 no console ainda está em fase de adaptação. Isso significa que os primeiros jogos lançados para o PS5 Pro ainda utilizarão PSSR na forma atual, enquanto a versão baseada no FSR 4 deve estrear apenas em 2026.
A colaboração com a AMD e o impacto no PlayStation 6
Além das melhorias para o PS5 Pro, Mark Cerny reforçou que o Project Amethyst, parceria entre Sony e AMD, tem um impacto de longo prazo no desenvolvimento dos consoles PlayStation.
Ele sugere que o aprendizado com o FSR 4 e outras técnicas de machine learning podem influenciar diretamente a arquitetura do futuro PlayStation 6
Essa possibilidade abre espaço para que a Sony adote uma abordagem ainda mais focada em IA e upscaling no seu próximo console, garantindo uma concorrência ainda maior contra as soluções da NVIDIA (DLSS) e da própria AMD.
Em resumo, a Sony está investindo fortemente no aprimoramento do PSSR com base no FSR 4, mas a transição para essa nova tecnologia não será imediata. O desenvolvimento ainda exige otimizações para garantir que o hardware do PS5 Pro suporte essa evolução sem comprometer a experiência dos jogadores.
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Com a evolução contínua do FidelityFX Super Resolution e a estreita parceria com a AMD, a Sony se posiciona estrategicamente para entregar uma experiência visual aprimorada no PS5 Pro de verdade a partir do ano que vem.
O impacto do FSR 4 nos jogos será significativo, principalmente considerando seu potencial para rivalizar com soluções como o DLSS da NVIDIA. Se a adoção da tecnologia for bem-sucedida, o PlayStation poderá continuar como uma referência em qualidade gráfica nos consoles.
Fonte: Digital Foundry