Detentor de marcas como Fiat, RAM, Dodge, Jeep, Citroën, Peugeot e Abarth, o grupo Stellantis quer deixar de ser apenas uma “fabricante de automóveis”. A ideia é se tornar, gradativamente, uma Tech Mobility Company.
Para isso, a empresa criou a Venture Studio, braço especialmente desenvolvido para “levar ao quintal de casa” inovações desenvolvidas por startups voltadas para tecnologia, ESG e mobilidade.
“As pessoas nos perguntam o porquê nós nos relacionamos com startups ao invés de desenvolvermos nós mesmos as tecnologias e inovações. Muitas coisas não são nosso core, por isso queremos nos conectar com os melhores e trazer para dentro de casa”, explicou Marina Lima, Head de Inovação Aberta da Stellantis América do Sul.
A executiva afirmou que a própria Stellantis, criada em janeiro de 2021, é uma espécie de startup mais “veterana”, pois possui know-how de empresas com décadas de experiência no Brasil e na Europa, mas também “está aprendendo a se posicionar como Tech Mobility Company”.
Investimento pesado
Desde a criação da Venture, em março de 2022, já foram aportados mais de 300 milhões de euros no desenvolvimento de startups de todo o planeta por meio da Venture Funding. A Stellantis tem cerca de 3.500 startups cadastradas em sua base de dados, já assinou mais de 100 contratos e fez investimentos em três startups centrais: Archer, Factorial e Vulcan.
Na 2ª edição do evento batizado de “Stellantis Talks”, o grupo escolheu três representantes de projetos inovadores para mostrar, na prática, um pouquinho do que está sendo desenvolvido durante a transformação da empresa em uma Tech Mobility Company.
Estiverem presentes representantes da Ucorp, voltada para novos negócios, Embeddo, com foco em indústria 4.0, e AutoU, especialista em agilidade e eficiência no quer diz respeito à mobilidade compartilhada.
As startups e a Stellantis
As startups selecionadas pela Stellantis para o evento desta terça-feira foram realmente escolhidas a dedo. Cada uma mostrou um pouco do que está sendo feito para melhorar e otimizar os processos internos da empresa e, principalmente, as inovações centradas no cliente.
Embeddo
Daniel Giancometti, representante da Embeddo, explicou como o combo computação de borda + IoT (Internet of Things) + IA (Inteligência Artificial) está aprimorando e acelerando processos em uma das plantas da montadora, a de Porto Feliz, no Rio de Janeiro.
Segundo ele, o hardware e o software desenvolvidos e aplicados no processo de fabricação dos carros está permitindo o processamento de dados em tempo real na borda, aplicando tanto no campo fabril (chão de fábrica) quanto nas soluções embarcadas nos veículos.
A empresa usa a análise avançada de esforço de fechamento de portas, por meio de sensores inteligentes e data analytics, para garantir que a linha de montagem tenha agilidade e a maior qualidade possível para o cliente final.
AutoU
Lucas Fernandes, representante da AutoU, foi o responsável por desenvolver um projeto piloto que envolveu os mais de 25 mil funcionários da Stellantis no Brasil e em outros países da América do Sul.
A ideia central foi desenvolver um game interativo com avatares customizados e inclusivos, situações de trabalho reais, desde o funcionário menos graduado até os executivos, e sempre baseado nos pilares e princípios da Stellantis.
O resultado final foi o melhor possível, com a participação de 22.567 funcionários no total, 21.480 games concluídos e 72% de avaliações, com nota média de 4,8 de um total de 5 pontos.
Ucorp
A Ucorp foi a última startup a apresentar as inovações que vêm sendo trabalhadas em conjunto com a Stellantis, e também a que apresentou dados mais interessantes no que tange à preocupação com a mobilidade urbana.
Responsável pela criação do aplicativo Flou, que herdou os princípios utilizados pelo Itaú para compartilhar o uso de bicicletas pela cidade, a empresa já é referência em nano locação de carros elétricos.
O aplicativo Flou, voltado para car sharing (compartilhamento de carros), conta atualmente com mais de 2 mil usuários cadastrados interessados em locar, por hora, os 5 carros disponíveis na plataforma — 4 Peugeot e-2008 e 1 Peugeot e-208 GT, além de 6 Jaguar I-Pace.
Segundo Lucas Lins, gerente de marketing de produtos da Peugeot, o serviço hoje está disponível apenas em São Paulo, capital, mas a intenção é expandir o projeto piloto com o aumento da demanda.
Para utilizar o serviço, o usuário cadastrado deve retirar e devolver o carro em uma das 12 bases ativas, distribuídas em alguns supermercados St. Marche e na Housi Smart Living. Futuramente, os carros também poderão ser devolvidos em concessionáríos da marca, mas ainda não há um prazo estabelecido para isso.
O custo do serviço, de acordo com os executivos, “é mais atraente do que o de carros por aplicativo em horários de pico”. Hoje a nano locação de um carro elétrico sai por R$ 9 a retirada e R$ 0,39 por minuto rodado, cobrados no cartão de crédito previamente cadatrado.
A novidade anunciada hoje foi a chamada tarifa reduzida, que cobrará apenas 20% do valor do minuto quando o carro estiver sendo recarregado ou totalmente desligado. A ideia é atrair cada vez mais clientes interessados em experimentar um carro elétrico em viagens curtas ou finais de semana, por exemplo.
“É um projeto com potencial muito grande nessa nova era da mobilidade”, resumiu Naomi Kerkhoff, cofundadora da Ucorp.
Futuros passos
Mais três projetos focados totalmente em mobilidade sustentável estão sendo preparados para serem lançados pela Stellantis ainda em 2023:
Nauto
Implantou tecnologia de IA e visão computacional combinada com ciência avançada de dados de risco para mais de 800 frotas comerciais para ajudar a economizar dinheiro e vidas por meio de uma direção mais segura.
O sistema de segurança da Nauto avalia o risco de comportamento do motorista e o risco externo da estrada, alertando e orientando o condutor para reduzir a distração ao dirigir e evitar colisões em tempo real, respeitando a privacidade do motorista. O projeto Nauto será lançado nos Estados Unidos em veículos da frota comercial Stellantis.
Trails Offroad
Oferece uma biblioteca digital com mais de 3.000 guias detalhados de trilhas offroad nos Estados Unidos e Canadá que podem ser carregados no sistema Jeep® Uconnect. Cada guia de trilha fornece informações detalhadas, incluindo descrição da rota, principais pontos de referência, classificações de dificuldade, pontos de interesse, vídeos e avaliações. Ainda em 2023, os novos veículos Jeep selecionados terão acesso a mais de 200 guias de trilhas, incluindo as 62 trilhas Jeep Badge of Honor. O catálogo completo será oferecido como um serviço de assinatura.
Beweelsociety
Uma startup com raízes dentro da Stellantis, a beweelsociety é desenvolvedora de e-bikes conectadas e fornecedora de uma ampla gama de serviços, desde compras até ciclismo por meio de um aplicativo digital exclusivo, incluindo financiamento, seguro, facilitação e serviços de atendimento (manutenção, anti-roubo). As primeiras e-bikes estarão disponíveis para compra em redes especializadas em ciclismo e varejistas com foco em tecnologia na Europa, a partir do último trimestre de 2023.