Batman, um dos personagens mais populares e reconhecidos da DC Comics, ganhou vida nas telas de cinema em diversas produções live-action ao longo dos anos.
A Seguir, listamos todos os filmes solo do Batman para o cinema, revelando as diferentes abordagens e interpretações que tornaram o personagem tão popular.
Leia mais:
Batman – O Homem Morcego (1966)
- Disponível para assinantes do Star+.
“Batman – O Homem Morcego” é baseado na popular série de televisão “Batman” da década de 1960, conhecida por seu estilo camp e cômico, com um tom leve e divertido.
O longa mantém a galhofa presente na série e segue as aventuras da dupla dinâmica Batman (Adam West) e Robin (Burt Ward).
Na trama, os heróis enfrentam vários vilões como o Coringa (Cesar Romero), Pinguim (Burgess Meredith), Mulher-Gato (Lee Meriwether) e Charada (Frank Gorshin).
Batman (1989)
- Disponível para assinantes do HBO Max.
Tim Burton apresentou uma atmosfera sombria e gótica em “Batman”, algo inédito para uma adaptação do herói além dos quadrinhos até então. Esse filme foi um enorme sucesso e estabeleceu a “batmania” na virada da década de 80 para 90, inaugurando uma nova era para o Homem-Morcego na cultura popular e revitalizando o interesse do público pelo personagem.
Michael Keaton vive Bruce Wayne/Batman, e Jack Nicholson empresta a sua persona para o Coringa, combinando perfeitamente o lado cômico e psicótico do vilão. Kim Basinger interpreta o interesse amoroso do herói.
Além da vibe obscura, o filme também apresentou um mundo de violência e crimes.
Batman: O Retorno (1992)
- Disponível para assinantes do HBO Max.
O grande impacto comercial de “Batman” resultou em uma franquia de filmes do herói para o cinema. “Batman: O Retorno” foi a continuação seguinte e trouxe de volta Tim Burton como diretor e Michael Keaton como o cavaleiro das trevas.
O filme intensificou ainda mais a atmosfera gótica e sombria de Gotham City e as sequências de violência. Burton conseguiu habilmente equilibrar esses elementos com um tom politicamente satírico, um humor preciso e momentos picantes.
A trama se desenrola durante o Natal, quando Gotham City é ameaçada por três personagens: a sedutora e misteriosa Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer), o grotesco e vingativo Pinguim (Danny DeVito), e o astuto empresário Max Shreck (Christopher Walken).
Batman Eternamente (1995)
- Disponível para assinantes do HBO Max.
Joel Schumacher assume a direção dessa sequência da franquia Batman apresentando uma abordagem mais camp, brincalhona, colorida, exagerada e infantil em comparação com os filmes anteriores de Tim Burton.
Agora, Batman é interpretado por Val Kilmer. Tommy Lee Jones e Jim Carrey trazem extravagância e afetação aos seus papéis como os vilões Duas-Caras e Charada, respectivamente.
Na trama, Batman recebe a ajuda de um jovem acrobata que se torna o seu parceiro Robin (Chris O’Donnell). Além disso, Bruce Wayne se envolve romanticamente com uma psicóloga, interpretada por Nicole Kidman.
Batman e Robin (1997)
- Disponível para assinantes do HBO Max.
Novamente sob a direção de Schumacher, o filme repete a abordagem extravagante, repleta de cores vibrantes e elementos camp.
A história conta com os vilões Mr. Freeze (Arnold Schwarzenegger) e Hera Venenosa (Uma Thurman). Também apresenta a Batgirl (Alicia Silverstone), que se junta a dupla dinâmica em sua luta contra os malfeitores.
Batman Begins (2005)
- Disponível para assinantes do HBO Max.
“Batman Begins” é o reinício da franquia do Batman no cinema e serve como o primeiro capítulo da trilogia de filmes do Homem-Morcego de Christopher Nolan.
Esse filme apresenta um tom mais realista e sombrio em comparação com os filmes anteriores do herói. O longa apresenta Christian Bale no papel de Bruce Wayne/Batman e explora a origem do personagem
O filme ainda conta com Michael Caine como o mordomo Alfred, Gary Oldman como o comissário Gordon, Liam Neeson como o líder da Liga das Sombras Ra’s al Ghul e Cillian Murphy como o vilão Espantalho.
Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)
- Disponível para assinantes do HBO Max.
“O Cavaleiro das Trevas” mantém a abordagem realista de “Begins”. Nolan também assina a direção e Bale retorna como Batman.
O destaque aqui vai para a elogiada interpretação de Heath Ledger como Coringa. Sua interpretação lhe rendeu postumamente o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (ator morreu pouco tempo depois de fazer o filme). Outra novidade no elenco é Aaron Eckhart como Harvey Dent/Duas-Caras.
Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
- Disponível para assinantes do HBO Max.
Terceiro e último filme da trilogia “realista” do Batman de Christopher Nolan e Christian Bale.
A trama se passa oito anos após os eventos de “Cavaleiro das Trevas”. Gotham City está em um período de paz, mas enfrenta uma nova ameaça: o terrorista Bane (Tom Hardy).
Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)
- Disponível para assinantes do HBO Max.
Dirigido por Zack Snyder, este filme apresenta um confronto entre os dois dos heróis mais famosos da DC Comics. É uma sequência direta do filme solo do Superman “O Homem de Aço” (2013).
Ben Affleck vive o Homem-Morcego nesta produção que fez parte de uma tentativa da DC de criar um universo cinematográfico de heróis semelhante ao da Marvel. Affleck também encarnou o herói em “Liga da Justiça” e “Esquadrão Suicida”.
Liga da Justiça (2017)
Sequência de Batman Vs Superman, este longa marca a formação da famosa Liga da Justiça pela primeira vez nas telonas. Ben Affleck retorna como o homem-morcego.
A produção também é dirigida por Zack Snyder, e ficou conhecida por ter diversos problemas de produção. Em 2021 foi lançada outra versão do filme, a Snyder Cut, com mais cenas e outra montagem.
The Batman (2022)
- Disponível para assinantes do HBO Max.
Sob a direção de Matt Reeves, “The Batman” traz de volta o clima sombrio característico do personagem.
Este filme flerta com os suspenses policiais dos anos 90 e apresenta um Batman mais detetive, algo que sempre esteve presente nos quadrinhos, mas nunca tinha sido explorado com mais profundidade no cinema.
O herói é interpretado por Robert Pattinson, que traz uma atmosfera mais melancólica ao personagem