
Enquanto se prepara para lançar a nova Hilux em meados de 2027, a planta argentina da Toyota, localizada em Zárate, na região de Buenos Aires, acaba de atingir um feito histórico. Pela primeira vez em mais de 28 anos de produção, a unidade alcançou 18.746 modelos produzidos em um único mês.
Ao todo, trabalham na planta mais de 8.000 colaboradores, responsáveis pelas linhas de produção, manufatura e outras etapas da fabricação da picape Hilux, do SUV SW4 e da van HiAce. A picape, inclusive, vem liderando o ranking geral de modelos vendidos no país vizinho em 2025, fazendo dobradinha com o Yaris (produzido no Brasil somente para o mercado argentino) e com o Corolla Cross.
25
Fonte: Motor1 Argentina
E, com os bons números da atual geração da picape — só em outubro foram 5.204 unidades, ou 1.992 a mais do que a vice, Chevrolet S10 —, a marca aproveitou, no último dia 17 de novembro, para atualizar qual é o status da renovação da picape.
179
Fonte: Toyota
Segundo nossos colegas do Autoblog.ar, que estavam na coletiva, a produção em Zárate está prevista para começar por volta do final de 2026, com o lançamento comercial no início de 2027. Gustavo Salinas, presidente da japonesa no país, explicou que:
“Precisamos trocar as ferramentas e matrizes de diversas peças para incorporar esse modelo. Isso envolve um investimento na fábrica de Zárate e a paralisação de uma linha de produção para adaptá-la ao novo modelo, algo que geralmente fazemos durante as férias de verão. Depois, há a questão da integração de novos fornecedores locais.”
O executivo também deu algumas dicas sobre qual deve ser o futuro do SUV SW4. Tradicionalmente, ele é renovado algum tempo depois da picape e, nas palavras de Salinas, o modelo “mantém a demanda e é líder em seu segmento, então é razoável esperar que continue no mercado.”