
Arman Tsarukyan saiu de luta pelo título no UFC 311 devido a lesão. Foto: Reprodução/Instagram
Em sua primeira aparição competitiva desde a saída de uma disputa de cinturão do UFC em janeiro, Arman Tsarukyan superou o russo Makasharip Zaynukov em um combate de luta agarrada pelo Karatê Combat 54, realizado nesta sexta-feira (2) em Dubai. A vitória veio por decisão unânime após duas rondas de cinco minutos cada, em um embate morno e marcado pela cautela e pela ausência de quedas ou domínio significativo no chão.
O confronto, que aconteceu sob regras de grappling, teve como cenário principal a troca de luta agarrada em pé, sem que houvesse um claro domínio de um dos lutadores.
Pouco conhecido do grande público por competir em circuitos regionais da Rússia, Zaynukov evitou engajar em disputas mais agressivas, enquanto Tsarukyan buscou controlar o ritmo. Apesar da falta de ações decisivas, os juízes atribuíram a vitória ao armênio, que manteve a iniciativa durante os dez minutos de duração.
Tsaryukan wins on decision after two tough rounds in The Pit
Fights are better with @Cloudbet pic.twitter.com/Gm0aGGsOLc
— $KARATE COMBAT (ALT/SZN) (@KarateCombat) May 2, 2025
Em entrevista pós-luta, Tsarukyan destacou a importância do retorno após um ano longe das competições e reforçou o desejo de ser remarcado contra Islam Makhachev pelo cinturão dos pesos leves (até 70,3kg.) do UFC.
“Foi ótimo. Não lutava há um ano, por isso vim competir aqui. Meu oponente é muito resistente. Poucos o conhecem porque ele atua na Rússia, mas vem de uma equipe forte. Ele não quis lutar muito. Gosto de atacar, e ele tentou escapar de mim durante toda a luta. Preciso de outro cara do time do Khabib (Makhachev). Vamos fazer isso de novo”, afirmou o armênio.
A desistência do duelo contra Makhachev, originalmente marcado para o UFC 311 em janeiro, ocorreu após Tsarukyan alegar problemas físicos às vésperas da luta. Ele foi substituído por Renato Moicano, que acabou finalizado pelo russo ainda no primeiro round.