Numa longa publicação, o Tumblr anunciou que planeja reformular a própria experiência central para atrair novos usuários. A plataforma quer se tornar um serviço menos intimidador para quem ainda não o conhece e estreitar o laço entre as pessoas e o conteúdo.
“Para que o Tumblr cresça, precisamos corrigir a experiência central que torna o Tumblr um lugar útil para os usuários”, pontuou a empresa. “Historicamente, esperávamos que os usuários selecionassem seus feeds e se inclinassem para a curadoria de sua experiência. Mas essa expectativa traz atrito à experiência do usuário e atende apenas a uma pequena parcela do nosso público”, complementou.
O Tumblr é diferente das outras redes sociais em vários aspectos — e talvez por conta disso ele seja sempre visto como uma alternativa. Tal como o Reddit, a plataforma tem um grande foco na própria comunidade e na sua relação com o conteúdo.
“Para garantir o sucesso contínuo do Tumblr, temos que priorizar a promoção dessa conexão perfeita entre pessoas e conteúdo. Isso envolve atrair e reter novos usuários e criadores, nutrir seu crescimento e incentivar o envolvimento frequente com a plataforma”, disse no post.
Princípios da reforma do Tumblr
Nessa reconstrução, o Tumblr seguirá os seguintes princípios:
- Expandir as formas de como novos usuários podem descobrir e se inscrever no Tumblr;
- Fornecer conteúdo de alta qualidade a cada lançamento de aplicativo;
- Facilitar a participação do usuário em conversas;
- Reter e aumentar nossa base de criadores;
- Criar padrões que incentivam os usuários a voltar sempre ao Tumblr;
- Melhorar o desempenho, a estabilidade e a qualidade da plataforma.
Em termos gerais, o texto mostra que o Tumblr quer se posicionar como uma rede social tradicional. O site quer ser reconhecido como uma plataforma focada em criadores de conteúdo, em publicações de alto potencial de engajamento e retenção de usuários.
O Tumblr também quer retrabalhar o formato de interações. Atualmente, existe uma certa confusão entre respostas e republicações, o que torna o uso das ferramentas mais complicado para recém-chegados.
“Nossa missão sempre foi capacitar os criadores do mundo. Estamos totalmente comprometidos em garantir que o Tumblr evolua para apoiar nossos usuários atuais, melhorando as áreas que atraem novos criadores, artistas e usuários”, ressaltou a empresa. “Este é um momento revigorante para o Tumblr e não poderíamos estar mais entusiasmados com nossa estratégia atual”, concluiu.
Mudanças sem previsão
Não é de hoje que o Tumblr trabalha para cativar criadores de conteúdo e crescer a própria base de usuários. Nos últimos anos, o site investiu pesado na criação de mecanismos de monetização para criadores e numa assinatura própria.
No post, o Tumblr não mencionou quando as mudanças devem acontecer, mas por se tratar de uma transformação profunda, o processo deve levar meses ou até anos para se concluir.