Uberlândia tem a 3ª maior nota do Brasil em qualidade de vida entre cidades com mais de 500 mil habitantes

Rafael NazarUberlândia8 months ago59 Views

Uberlândia tem a terceira maior nota no Índice de Progresso Social (IPS Brasil) entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.

Com pontuação de 68,53, a cidade do Triângulo Mineiro está atrás apenas de Ribeirão Preto e Campinas, ambas em São Paulo.

O índice de Uberlândia supera o de Belo Horizonte, que teve pontuação de 68,22.

O IPS Brasil avalia o progresso socioambiental com base na ideia de que o crescimento econômico sem avanço social pode causar degradação ambiental, aumento da desigualdade e conflitos sociais.

Para isso, o estudo analisou 57 indicadores sociais e ambientais com base em fontes públicas.

Uberlândia tem a terceira maior nota no Índice de Progresso Social (IPS Brasil) entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. Com pontuação de 68,53, a cidade do Triângulo Mineiro está atrás apenas de Ribeirão Preto e Campinas, ambas em São Paulo.

O índice de Uberlândia supera o de Belo Horizonte, que teve pontuação de 68,22. Esta é a segunda edição do estudo, publicada na última quarta-feira (28). O levantamento é do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram

O IPS Brasil avalia o progresso socioambiental com base na ideia de que o crescimento econômico sem avanço social pode causar degradação ambiental, aumento da desigualdade e conflitos sociais. Para isso, o estudo analisou 57 indicadores sociais e ambientais com base em fontes públicas.

O índice é dividido em três dimensões do progresso social: necessidades humanas básicas, fundamentos do bem-estar e oportunidades. Veja abaixo o que cada dimensão inclui.

No ranking dos 10 municípios com melhor desempenho no IPS Brasil entre aqueles com mais de 500 mil habitantes — exceto capitais — Uberlândia e Juiz de Fora são as únicas representantes de Minas Gerais.

Os demais municípios da lista estão localizados nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Veja a tabela abaixo.

Municípios acima de 500 mil habitantes no IPS Brasil 2025, exceto capitais

No panorama nacional, o Brasil alcançou pontuação média de 61,96. Os 5.570 municípios foram classificados em nove grupos, conforme a nota obtida. Uberlândia está entre os 358 municípios com IPS médio de 67,56. Esse grupo, que inclui a maioria das capitais, representa 1,8% do território nacional, abriga 30,4% da população e responde por 42,8% do PIB do país.

Pelo segundo ano consecutivo, Gavião Peixoto — cidade paulista com menos de 10 mil habitantes — lidera o ranking geral do IPS Brasil, com nota 73,26. Entre os 20 municípios com maior pontuação no índice, sem limite de população, o único representante de Minas Gerais é Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 69,91.

LEIA TAMBÉM:

A dimensão Necessidades Humanas Básicas analisa fatores essenciais à sobrevivência, como alimentação adequada, cuidados médicos, água potável, saneamento, moradia e segurança pessoal.

A dimensão Fundamentos do Bem-estar avalia se há condições efetivas para melhorar a qualidade de vida da população, incluindo acesso à educação básica, informação, liberdade de expressão e a existência de um sistema de saúde que proporcione vida longa e saudável.

Por fim, a dimensão Oportunidades mede se existem condições estruturais que favorecem ou dificultam o progresso social e o desenvolvimento individual dos cidadãos. Essa é a dimensão mais difícil de mensurar no IPS, por tratar de temas como liberdade pessoal, inclusão social e oportunidades reais, que muitas vezes não têm indicadores disponíveis em nível municipal.

“Com o IPS, é possível identificar onde as políticas públicas estão funcionando e onde é necessário intervir com mais urgência. Ele transforma dados complexos em um retrato claro e comparável entre municípios e estados”, afirma Melissa Wilm, coordenadora do IPS Brasil.

📲 Siga o g1 Triângulo no WhatsApp, Facebook e X

Autor

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...