
Royval e Kape fazem encarada tensa no UFC. Foto: Reprodução/X/UFC
A lesão de Alexandre Pantoja deu nova vida ao peso mosca (até 57 kg). Agora, a categoria tem um novo campeão com Joshua Van e encerra o calendário do Ultimate em 2025. No UFC Vegas 112, último evento da companhia na temporada, Brandon Royval e Manel Kape fazem a luta principal, que é de extrema importância para a divisão e podem atrapalhar os planos do brasileiro.
Outro destaque do evento fica por conta do ‘Esquadrão Brasileiro’. No octógono, sete profissionais representarão o país. No card principal, Cesar Almeida enfrenta Cezary Oleksiejczuk pelo peso médio (até 83,9 kg). No peso pena (até 65,8 kg), Melquizael Costa faz a quarta luta no ano contra Morgan Charrière. Já Marcus Buchecha, lenda do jiu-jitsu, sonha com a primeira vitória no UFC contra Kennedy Nzechukwu pelo peso pesado (até 120,2 kg).
Na porção preliminar da atração, Amanda Lemos encara Gillian Robertson no peso palha (até 52,2 kg). No peso pena, Joanderson Tubarão recepciona o estreante Isaac Thomson. No peso galo (até 61,2 kg), Luana Santos mede forças com Melissa Croden. Por último, mas não menos importante, Guilherme Pat faz um duelo de estreantes com Allen Frye pelo peso pesado.
A luta principal do UFC Vegas 112 tem tudo para ser empolgante, pois coloca frente a frente dois atletas agressivos e de alto nível. Segundo colocado no ranking dos moscas, Royval é completo, sendo mais perigoso no solo com seu jiu-jitsu. Em pé, o norte-americano possui bom nível, mas, por ser ‘brigador’, ao mesmo tempo que desfere inúmeros golpes, também é atingido com frequência. Já Kape, número seis da categoria, é um veterano do MMA. O angolano é especialista em trocação e possui uma boa defesa de queda. Como a dupla é conhecida e bem ranqueada, a tendência é que o vencedor fique próximo de disputar o cinturão.
Dessa forma, Pantoja pode ter seu lugar ameaçado na fila. Como sofreu uma lesão no cotovelo, o brasileiro ainda não sabe quando irá retornar. Inclusive, Dana White, presidente do UFC, já informou que, por ele, a próxima luta a ser feita na categoria envolve Van e Tatsuro Taira. Caso a recuperação de ‘The Cannibal’ demore, o vencedor deste sábado também pode ultrapassá-lo ou até mesmo ser seu adversário novamente. A curiosidade é que o ex-campeão do peso já venceu Royval duas vezes, em 2021 e 2023, e superou Kape, também em 2021.
Com início às 21h (horário de Brasília), o UFC Las Vegas 112 será transmitido ao vivo e na íntegra pelo UFC Fight Pass, plataforma de streaming oficial do Ultimate. O card principal está previsto para começar às 24h. O UFC NÃO conta com transmissão do ‘Combate’ desde o fim de 2022.
A cobertura do SUPER LUTAS começa às 20h50. Todos os duelos serão acompanhados em TEMPO REAL, no nosso minuto a minuto, com resultados e melhores momentos. O SUPER LUTAS ainda fará a cobertura de todas as lutas do evento pelo YouTube com narração, comentário e vídeos.
Data: 13 de dezembro de 2025
Horário: A partir de 21h (horário de Brasília)
Local: UFC Apex, Las Vegas, Nevada, Estados Unidos
Como assistir: SUPER LUTAS AO VIVO em tempo real, UFC Fight Pass (todo o card) pela internet.
CARD PRINCIPAL (24h, horário de Brasília)
Peso mosca (até 57 kg): Brandon Royval x Manel Kape
Peso pena (até 65,8 kg): Giga Chikadze x Kevin Vallejos
Peso médio (até 83,9 kg): César Almeida x Cezary Oleksiejczuk
Peso pena (até 65,8 kg): Melquizael Costa x Morgan Charrière
Peso pesado (até 120,2 kg): Kennedy Nzechukwu x Marcus Buchecha
Peso combinado (até 72,5 kg): King Green x. Lance Gibson Jr.
CARD PRELIMINAR (21h, horário de Brasília)
Peso palha (até 52,2 kg): Amanda Lemos x Gillian Robertson
Peso pena (até 65,8 kg): Joanderson Tubarão x Isaac Thomson
Peso meio-médio (até 77,1 kg): Neil Magny x Yaroslav Amosov
Peso pesado (até 120,2 kg): Sean Sharaf x Steven Asplund
Peso galo (até 61,2 kg): Melissa Croden x Luana Santos
Peso pesado (até 120,2 kg): Allen Frye x Guilherme Pat
Peso mosca (até 57 kg): Jamey-Lyn Horth x Tereza Bledá