Uma equipe do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), liderada pelo professor Fernando Martins, da Faculdade de Direito (Fadir) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e que preside o Brasilcon, participa de uma série de eventos na Europa, ao longo do mês de julho, sobre direitos do consumidor no comércio eletrônico. Também chamado de e-commerce, esse tipo de comércio se refere às transações de compra e venda de produtos e serviços feitas pela internet.
Um dos temas abordados por Martins é o Projeto de Lei 3514/2015, que altera o Código de Defesa do Consumidor. Segundo o professor, o projeto introduz novos direitos aos consumidores e novos deveres aos provedores na internet, dentre eles, direitos específicos de informações e deveres de abstenção, como vedação de mensagens indesejadas e exposição de dados pessoais dos consumidores.
A primeira participação dos brasileiros aconteceu na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD/ONU), na Suíça, em 4 de julho. Nos próximos dias, na Alemanha, o professor Martins falará na Universidade de Munique, no dia 17, e no evento de The International Association of Constitutional Law (IACL), em Hamburgo.
O objetivo desses eventos que reúnem profissionais da área do Direito de diferentes países, ou seja, lugares com diferentes leis, é que, a partir dos debates e das experiências internacionais compartilhadas, cada país possa aprimorar sua própria legislação.
“A presença da UFU no encontro da UNCTAD/ONU e nos congressos do IACL e da Universidade de Munique inscreve o Brasil no debate internacional sobre a defesa dos vulneráveis na esfera do mercado digital, que tanto traz avanços como riscos aos consumidores”, completa Martins.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.