
“Soul” é um filme de animação da Pixar Animation Studios lançado em 2020. Sua história gira em torno de Joe Gardner, um professor de música do ensino médio que sonha em se tornar um músico de jazz de sucesso. Após um acidente, sua alma é separada de seu corpo e embarca em uma jornada pelo “Great Before” (O Grande Antes), um lugar onde as almas recebem personalidades antes de serem enviadas à Terra. Lá, ele encontra 22, uma alma relutante que ainda não encontrou seu propósito.
No intuito de retornar ao seu corpo, ele se passa por mentor de 22, pois se ela conseguisse encontrar seu proposito, sua missão, ele poderia utilizar o selo para conseguir voltar à Terra. Parece simples, mas o que ocorre é que a alma 22 não se identifica a nada. Não demonstra interesse por nada que é mostrado, o que nos traz momentos de riso quando vemos que na sua lista de tem nomes de peso, como Madre Tereza, Abraham Lincoln, Mahatma Gandhi, Albert Einstein e Muhammad Ali
“Soul” explora temas complexos, como a busca do significado da vida e a importância de apreciar os momentos simples. O filme aborda questões filosóficas sobre identidade, paixão e o que torna a vida significativa.
Um dos aspectos mais elogiados do filme é a mensagem positiva e edificante que transmite, incentivando os espectadores a apreciarem a vida cotidiana e a encontrarem alegria nas pequenas coisas. “Soul” também destaca a importância de abraçar o presente, ao invés de ficar obcecado com o futuro ou arrependido pelo passado.
Deixo aqui minha sugestão para esse feriado. Assista “Soul”. Um filme leve, que nos faz pensar que o lindo da vida é ver como cada coisa, por mais simples que seja, pode mudar seu dia, embelezar o dia de alguém e mudar como você se enxerga no mundo.