Se tem uma coisa que tem irritado os PC gamers nos últimos meses, são os problemas vindos da compilação de shader, dependendo da engine. Não é segredo que a Unreal Engine é a que mais sofre disso, mas segundo o Digital Foundry, a UE 5.2 oferece técnicas que ajudam a amenizar as quedas de frame time e os engasgos.
Uma análise de Alex Battaglia, com a ferramenta de criação da mais recente versão do motor gráfico da Epic Games, mostra uma melhoria significativa nas quedas de frames por conta da compilação de shader feita de uma forma diferente, mas com uma pegadinha.
Segundo Battaglia, com a Unreal Engine 5.2, através de um “sistema assíncrono”, que é consideravelmente mais preciso, os desenvolvedores podem atrasar a apresentação do shader até que ele seja compilado por completo, potencialmente eliminando muito do engasgo causado pela compilação.
Por outro lado, ao fazer uso dessa técnica, existe ainda um outro potencial: possíveis artefatos visuais ou ainda uma certa demora em carregar assets, efeitos visuais e coisas do tipo, já que o desenvolvedor estaria optando por priorizar o carregamento do shader antes de mostrá-lo.
Ganhos de desempenho
Nos testes do Digital Foundry, entretanto, foi possível eliminar gigantescos stutters de cerca de 500ms para algo entre 30 e 50ms. Esses engasgos, embora menores, ainda são perceptíveis, e isso ainda acontece por conta de uma herança da UE4: stutters em travessia de cenários.
É como se em um jogo, ao avançar, o jogador passasse por uma parede invisível que demarca a mudança de um próximo bloco de cenário. Nesse momento, o engasgo ainda acontece na Unreal Engine 5.2, assim como é normal na UE4, algo que é possível ver em The Callisto Protocol e Star Wars Jedi: Survivor.
Atualmente, a melhor forma de amenizar o carregamento de shaders ao rodar um jogo é executando um pré-compilador antes de iniciá-lo, como muitos jogos têm feito ultimamente, com alguns demorando mais do que outros (como The Last of Us Part I, que nem é feito em UE).
Porém o pré-compilador de shader só funciona de forma efetiva, se os desenvolvedores jogarem o game por completo, passando por todas as situações possíveis, para então criar uma biblioteca de shaders e amenizar os problemas de engasgos nas mãos dos jogadores, algo quase inevitável.
Os próximos grandes títulos feitos em Unreal Engine 5 a chegarem são The First Descendant, Avowed, Stalker 2, The Day Before, Immortals of Aveum, Lords of the Fallen, e inúmeros outros títulos ainda sem data de lançamento.
Fonte: Digital Foundry