
O presidente do Partido Liberal (PL) Valdemar Costa Neto afirmou que ainda é cedo para o deputado federal Nikolas Ferreira disputar a eleição para o governo de Minas Gerais. Em entrevista à CNN, o líder político disse que o parlamentar precisa de mais experiência antes de concorrer ao Executivo em 2026. O mineiro, no entanto, não descarta participar da disputa, já que vai completar 30 anos ano que vem, idade mínima para ocupar o cargo de governador.
— É importante ele ter mais experiências para chegar ao Poder Executivo — afirmou Valdemar
A decisão, no entanto, vai ficar a cargo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele negocia a filiação do senador Cleitinho ao PL, que iria para a legenda para participar da disputa.
Em fevereiro, Bolsonaro avaliou o futuro político de Nikolas durante entrevista concedida ao jornalista Léo Dias. Na época, ele afirmou que o deputado federal precisava ter mais “estabilidade” antes de disputar cargos maiores.
O parlamentar tinha tornado público sua vontade de disputar uma cadeira no Senado Federal caso a “PEC da idade mínima”, que reduz para 30 anos a idade mínima para disputar o cargo, fosse aprovada.
Ao ser questionado se temia “perder espaço” para o parlamentar mineiro, Bolsonaro disse que mesmo que “ninguém duvide” do sucesso de Nikolas, ele ainda precisaria ter a “estabilidade para saber a hora certa dele”.
— Ele (Nikolas) se empolgou um pouco com uma proposta de emenda à Constituição para reduzir para 30 anos (a idade mínima) para disputar o Senado por Minas Gerais, mas existem certas coisas que vêm com a idade. Um cara para ser presidente ou senador com 30 anos, eu acho muito pouco essa idade e acredito que os senadores não apoiariam uma PEC dessas, porque isso seria mais concorrência para o Senado — disse o ex-presidente.
O ex-presidente afirmou ainda que teria conversado com o aliado sobre o assunto e “recomendado cautela”:
— Eu já conversei com ele sobre isso; não deixa a fama subir na cabeça, e ele tem a cabeça no lugar.