A Valve pode não ser a empresa presente na indústria dos games que mais investe na contratação de novos colaboradores. Entretanto, a companhia líder por dominar o mercado de jogos para PC por meio da Steam parace saber fazer mais dinheiro por funcionário do que a Apple.
O PC Gamer revelou nesta semana documentos de um processo antitruste que mostram que a Valve fatura mais por funcionário do que a Apple e outras gigantes da tecnologia. Os dados vieram do processo movido contra a Valve pela Wolfire Games, trazendo informações sobre o desempenho financeiro da empresa.
De acordo com os documentos, a Valve contava com apenas 336 funcionários em 2021. Ubisoft, Electronic Arts e Activision Blizzard reportaram equipes de 18.666, 13.700 e 13.000 pessoas, respectivamente. Até mesmo a Larian Studios, desenvolvedora de Baldur’s Gate 3, tinha mais colaboradores, totalizando 470 no mesmo período.
Leia mais
Números da Valve superam da Apple, Facebook e mais
Apesar da equipe enxuta, a Valve demonstrou uma eficiência financeira. Cálculos internos compararam os lucros líquidos por funcionário com empresas como Facebook e Apple. O segundo lugar da lista, ocupado pelo Facebook, registrou cerca de US$ 780.400 em lucro anual por funcionário.
Embora o número exato da Valve tenha sido ocultado nos documentos, é confirmado que supera esse valor apresentado pelo Facebook. Dessa forma, isso colocou a empresa no topo em termos de eficiência por colaborador. Essa performance está ligada, em grande parte, à plataforma Steam, principal fonte de receita da companhia.
Curiosamente, dos 336 empregados, apenas 79 estavam diretamente ligados ao desenvolvimento do Steam em 2021. A maior parte da equipe se dividia entre o departamento de jogos (181 pessoas), hardware (41) e administração (35).
A Wolfire Games, no entanto, criticou a distribuição de recursos, alegando que a empresa dedica uma porcentagem mínima de suas receitas à manutenção e melhoria do Steam Store.
Fonte: PC Gamer