Para comemorar seus 75 anos, a Fórmula 1 promoveu uma festa inédita: reuniu todas as equipes da categoria na arena O2, em Londres (ING), para a apresentação dos carros e pilotos da temporada de 2025. Com um público presente de 18 mil pessoas, o evento foi transmitido pela TV e internet.
Na entrada do O2, havia um tapete vermelho e um amontoado de fotógrafos e câmeras disparando flashes, como se fosse uma noite do Oscar. Sabendo disso, cada equipe escolheu cuidadosamente os supercarros (alguns nem tão “super” assim) com que os pilotos foram à festa.
Foto de: Jason Vogel
Mercedes F1 team – Mercedes-AMG SL 63 S E Performance – George Russell e Andrea Kimi Antonelli (1)
Equipe Mercedes F1
George Russell e o estreante Kimi Antonelli chegaram de conversível: um Mercedes-AMG SL63 S E Performance cinza. O carro tem um V8 4.0 biturbo combinado a um motor elétrico (que vai no eixo traseiro). São, no total, 816 cv e 144,8 kgfm de torque, o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e alcançar a máxima de 317 km/h. A transmissão é do tipo AMG Speedshift MCT 9G e a tração integral é garantida pelo sistema 4Matic+. No Brasil, o modelo custa a partir de R$ 1.714.900.

Foto de: Jason Vogel
Scuderia Ferrari – Ferrari Purosangue – Lewis Hamilton e Charles Leclerc (2)
Scuderia Ferrari
Lewis Hamilton (ao volante) e Charles Leclerc, pilotos da equipe mais esperada do grid da F-1 2025, foram à festa em um Ferrari Purosangue vermelho. O único modelo de quatro portas da casa de Maranello tem um V12 6.5 aspirado com 725 cv e 73 kgfm de torque. Com tração integral, acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e passa dos 310 km/h. E, diferentemente do que ocorre no novo SF-35 da Fórmula 1, o Purosangue dispensa o auxílio de motor elétrico. No Brasil, o modelo custa R$ 7,5 milhões.

Foto de: Jason Vogel
Red Bull Racing – Honda NSX – Max Verstappen e Liam Lawson (1)
Red Bull Racing
Liam Lawson, ao volante, e o tetracampeão Max Verstappen chegaram em um clássico Honda NSX de primeira geração (1990–2005). O modelo tem uma ligação histórica com a Fórmula 1, já que Ayrton Senna ajudou a afinar sua suspensão e direção. Equipado com motor V6 central, com 255 a 294 cv, dependendo da versão, o modelo teve 18 mil unidades vendidas ao longo de 15 anos em produção. A temporada de 2025 será a última da parceria entre Honda e Red Bull.

Foto de: Jason Vogel
McLaren – McLaren Artura – Zak Brown e Oscar Piastri (1) (1)
McLaren
A McLaren é uma das duas equipes a manter em 2025 a mesma dupla de pilotos de 2024: Oscar Piastri e Lando Norris (a outra escuderia é a Aston Martin). Contudo, quem chegou à festa com Piastri, a bordo de um McLaren Artura, foi Zak Brown, diretor executivo da McLaren Racing. O supercarro híbrido traz um V6 3.0 biturbo combinado a um motor elétrico (que, aliás, também é o responsável pela marcha à ré). Juntos, rendem 680 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h leva 2,9 segundos e a máxima é de 330 km/h. O carro que levou Piastri e Brown ao O2 tem uma pintura especial laranja e preta, como a do MCL39 da atual temporada e traz na porta um “9”, número de vezes que a McLaren foi campeã na F-1. No Brasil, os preços do Artura começam em cerca de R$ 2,5 milhões.

Foto de: Jason Vogel
Aston Martin F1 team – Aston Martin DBX 707 – Fernando Alonso e Lance Stroll
Aston Martin F1 Team
Fernando Alonso e Lance Stroll chegaram ao evento em um Aston Martin DBX707, modelo que também é usado como safety car da F-1. Com V8 biturbo, de 4 litros, rende 707 cv e já foi considerado o SUV mais rápido do planeta: faz o 0 a 100 km/h em 3,3 s e máxima de 310 km/h. No Brasil, custa 3,8 milhões.

Foto de: Jason Vogel
Haas F1 team – Bentley Flying Spur – o chefe Ayao Komatsu com os pilotos Esteban Ocon e Oliver Bearman
Haas F1 Team
A Haas corre com motor Ferrari, mas seus pilotos, Esteban Ocon e o estreante Oliver Bearman, chegaram à festa em um Bentley Flying Spur. Aproveitando o espaço e o luxo do sedã, deram carona ao engenheiro Ayao Komatsu, chefe da equipe.

Foto de: Jason Vogel
Williams Racing – AMG GT Coupé – Carlos Sainz, Alex Albon e James Vowels
Williams Racing
O piloto anglo-tailandês Alex Albon e o espanhol Carlos Sainz Jr. foram à festa dirigindo dois Mercedes-AMG GT. Apesar do tamanho, o cupê pode ser equipado com um motor de quatro cilindros e 2 litros, biturbo. Auxiliado por um motor elétrico, rende a potência combinada de 421 cv. Já a versão mais braba — a GT 63 S E-Performance — traz um V8 de 4 litros e 816 cv. Desde 2014, a outrora poderosa Williams usa motores Mercedes.

Foto de: Jason Vogel
RB Bulls – Honda S2000 – Tsunoda e Hadjar (1)
Racing Bulls F1 Team
Outro Honda clássico que apareceu na festa foi um Honda S2000 branco, geração AP2 (2004–2009), levando os pilotos Yuki Tsunoda e Isack Hadjar. De tão animado que estava, Yuko fez um pequeno drift na frente do tapete vermelho. Lançado em 1999, o conversível japonês foi projetado por Masahito Nakano e Shigeru Uehara — os mesmos criadores do Honda NSX. Sua proposta era ser um roadster para passear, com motor dianteiro e tração traseira. Mesmo assim, se destacava pela potência específica de 124 cv por litro — a mais alta de qualquer motor aspirado na época.

Foto de: Jason Vogel
Alpine F1 – Alpine A290 – Jack Doohan e Pierre Gasly (2)
Alpine F1 Team
O australiano Jack Doohan e o francês Pierre Gasly chegaram em um carro 100% elétrico: o Alpine A290. Lançado há menos de um ano, esse hatch de quatro portas é uma versão mais braba do também elétrico Renault 5 E-Tech. Tem rodas mais largas com pneus 225/40 R19, mangas de eixo de alumínio, uma nova suspensão traseira multibraço e barras estabilizadoras mais grossas. Seu motor é o mesmo do Mégane E-Tech, mas oferecido em duas versões: 180 cv ou 220 cv. A tração é dianteira. Os designers fizeram um ótimo trabalho com o A290, cheio de detalhes. Seus faróis auxiliares quase quadrados lembram os do Renault 5 Alpine Turbo Special (1984).

Foto de: Jason Vogel
Sauber F1 Team – Audi A6 E-tron – Gabriel Bortoleto e Nico Hülkenberg
Stake F1 Kick Sauber
O brasileiro Gabriel Bortoleto e o alemão Nico Hülkenberg vão correr a temporada de 2025 com motor Ferrari — mas chegaram ao evento dos 75 anos da F-1 em um luxuoso modelo elétrico Audi A6 E-tron. Foi uma preparação de terreno: a Sauber foi comprada pela Audi e, no ano que vem, será rebatizada de Audi F1 Team.
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