O astrofotógrafo Miguel Claro compartilhou o vídeo de um tornado de plasma no Sol, produzido por ele após quase duas horas de captura de imagens. O evento ocorreu ao longo de vários dias em abril e foi registrado por ele de Portugal, com um telescópio em um terraço.
- Qual a diferença entre explosão e tempestade solar?
- Quais os perigos de uma tempestade solar?
A estrutura gigante se desenvolveu principalmente entre os dias 16 e 20 de abril e chegou à altura de 120 mil quilômetros, o equivalente a 14 vezes o diâmetro da Terra. Vários astrônomos amadores e astrofotógrafos acompanharam o fenômeno e fizeram suas imagens.
Entre eles, estava Miguel, embaixador fotográfico do Observatório Europeu do Sul e membro do The World At Night. Ele notou algo gigantesco na borda do disco solar no dia 20 de abril e aproveitou o tempo que lhe restava antes de o Sol desaparecer do alcance de seu telescópio.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Após cerca de 290 imagens tiradas pelo equipamento ao longo de uma hora e 20 minutos, ele trabalhou para processar os dados em um vídeo de resolução 4K em timelapse.
Confira o resultado:
No fim de sua evolução, o tornado colapsou sobre si mesmo e se desfez em uma nuvem de gás magnetizado. Esse tipo de evento é causado pela interação entre as partículas carregadas do plasma e os campos magnéticos do Sol, que se torceram em grandes espirais. As partículas com carga elétrica (lembre que o plasma é formado por átomos ionizados) são arrastados pelos filamentos magnéticos, e formam tornados como este.
Outras imagens foram capturadas na mesma ocasião.
There’s a “tornado” on the surface of the sun right now. Will be spending the rest of the day watching it to see what happens. These always make for fascinating timelapses. My best guess is it’s over 100k miles tall, I’ll measure it more accurately in a coming post. pic.twitter.com/D5Ji87a0pe
— Andrew McCarthy (@AJamesMcCarthy) March 17, 2023
Pode acontecer uma tempestade geomagnética
Especialistas do clima espacial preveem possíveis tempestades geomagnéticas menores para a quinta-feira (13), causadas por uma ejeção de massa coronal emitida na segunda (10). Ainda não se sabe ao certo o que vai acontecer: a NASA prevê uma passagem de raspão em nosso planeta, enquanto o NOAA acredita que as partículas não vão atingir a Terra.
Caso a tempestade ocorra, não vai haver nenhum risco para nosso planeta, mas existem chances de aparecerem auroras no hemisfério norte.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Windows 11 original vai deixar de ter suporte oficial; atualize agora
- Galaxy S21 FE ganha versão com Snapdragon 888 e mais armazenamento
- Quanto custariam os carros sem os impostos?
- Wolverine aparece com uniforme clássico na primeira imagem de Deadpool 3
- Planos com WhatsApp e outros apps ilimitados podem estar com dias contados
- 5 motivos para não comprar o Nissan Sentra 2023