
Após 25 anos, dez sequências diretas e vários spin-offs, a franquia Velozes & Furiosos já tem data para acabar. O anúncio, feito por Vin Diesel em seu Instagram, veio acompanhado de uma imagem do primeiro filme do ator Paul Walker (1973-2013) e com uma data de lançamento: 17 de março de 2028.
O último filme da saga principal, lançado em 2023, deixou o público com um gancho sobre qual seria futuro da ”família” comandada por Diesel, após ataque do vilão mais recente da trama, Dante, vivido por Jason Momoa.
11
A ideia da próxima iteração da franquia será unir nostalgia, retorno de personagens de filmes anteriores e mais uma participação via CGI de Brian O’Conner, que foi vivido por Paul Walker até sua morte, em 2013.
O post de Diesel, acompanhada por uma imagem do primeiro filme com Walker, deixou claro desde o início a intenção de reconectar a trama às suas raízes, tanto emocionais quanto narrativas. A ideia para ser relembrar os tempos áureos da franquia, que começou como uma história de rachas e corridas clandestinas nas ruas, e que ao decorrer dos anos acabou virando uma série de filmes de ação capaz de ir até ao espaço sideral.
O último capítulo de Fast & Furious promete grandes retornos
Apesar do lançamento ainda estar longe de acontecer, já se sabe que o novo filme retornará a Los Angeles, cidade onde os acontecimentos do primeiro filme ocorreram. A escolha não é por acaso: Diesel quer resgatar a atmosfera dos primeiros capítulos, recolocando no centro as corridas de rua e a relação entre carros e os personagens, uma promessa antiga do ator.
Também espere pelo retorno de vários personagens antigos. O primeiro, como já dito, será Paul Walker, que reaparecerá com o uso de computação gráfica, recurso já usado para finalizar as cenas de Velozes & Furiosos 7 (2015), que contou com apoio do irmão do ator, Cody Walker, como dublê.
12
Com o avanço das tecnologias e da inteligência artificial nos últimos anos, é esperado que as cenas com o ator sejam maiores e mais significativas do que a do sétimo filme. Os teasers de Velozes e Furiosos 10 já haviam anunciado o retorno de Gisele, interpretada por Gal Gadot, enquanto a presença de Luke Hobbs, personagem de Dwayne Johnson, também foi confirmada.
Mesmo que seja anunciado como o grande encerramento da franquia, não seria surpresa se nos próximos anos outros derivados saíssem da cartola. Afinal, não seria a primeira vez. A saga Velozes & Furiosos já teve um filme focado em personagens secundários em 2019, com Velozes e Furiosos: Hobbs & Shaw, estrelado por Dwayne Johnson e Jason Statham, além de um desenho animado, lançado em 2019.
De qualquer forma, Velozes & Furiosos 11 (que vem sendo chamado de Fast Forever) estreará nos cinemas internacionais em 17 de março de 2028. Ainda não se sabe quando será a estreia no Brasil, nem qual será o nome oficial do filme por aqui.