Desde o Dieselgate, o grupo Volkswagen não tem a força que costumava ter na Europa. A ascensão dos carros elétricos e da concorrência chinesa pegou a empresa desprevenida. A linha ID, que era a resposta da marca para esse novo momento, não decolou. Agora, a VW admite que precisa “recuperar o atraso” e já está traçando um plano para voltar à forma nos próximos anos. Ele é chamado de Triplo A: Acelerar, Atacar e Alcançar.
O grupo pretende lançar nove carros novos até 2027, dois dos quais serão puramente elétricos – o ID.2 chegará em 2026, e o ID.1, recentemente apresentado, está programado para chegar ao mercado em 2027. Antes que a dupla seja colocada à venda, a ordem do dia é lançar a segunda geração do T-Roc. A VW se referiu ao SUV do Golf como seu último carro novo – no Continente Europeu – com motores a combustão. Há muita coisa em jogo nesse modelo, considerando que ele foi quase tão popular quanto seu hatch médio no ano passado na Europa.
Durante reunião com os funcionários da fábrica de Wolfsburg (ALE) nesta semana, o CEO Thomas Schäfer garantiu que a unidade alemã ainda tem um futuro brilhante. Com o Golf a combustão virando mexicano em 2027, sua versão eletrificada, feita em parceria com a Rivian e com base na plataforma SSP, chegará em 2029.
A VW também confirma os planos para um T-Roc elétrico, mas o SUV de emissão zero também não será lançado em breve. Os novos modelos fazem parte de uma expansão de modelos conduzida de “forma direcionada”. Todos podemos concordar que a concorrência será ainda mais forte quando esses novos veículos elétricos chegarem ao mercado. Não estamos falando apenas do grande número de rivais da China, mas também de concorrentes europeus.

Volkswagen e-Golf ganhará nova geração própria com base da Rivian em 2029
Vejamos, por exemplo, a Renault, que vem intensificando seus esforços em relação aos carros elétricos, enquanto a VW está divulgando um elétrico barato que só lançará em 2027. O novo Twingo chegará ao mercado um ano antes do ID.1, quando for colocado à venda em 2026, visando o mesmo segmento de elétricos de € 20.000 (cerca de R$ 120 mil).
Caminho pode ser o da Renault
O renascido Renault 5 já está disponível, enquanto o ID.2 de € 25.000 deverá demorar entre um ou dois anos. A montadora francesa também está trazendo de volta o Renault 4 como um pequeno SUV elétrico com visual retrô e relativamente acessível.

Foto de: Renault

Foto de: Renault
Renault 4 E-Tech Elétrico
Problemas de software têm prejudicado o lançamento de vários produtos nos últimos anos. No entanto, a montadora alemã quer deixar esses dias ruins para trás e se tornar a “marca tecnologicamente líder no segmento de volume” até o final da década.
A Volkswagen é uma daquelas empresas que são grandes demais para fracassar e, apesar de ter passado por alguns anos difíceis, ela pode acelerar o ritmo, desde que consiga se recompor. E se a história já nos ensinou algo, é que ela tem capacidade para isso.
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