Volkswagen voltará a usar botões físicos após chuva de reclamações

Substituir itens que sempre funcionaram perfeitamente por funções anunciadas como inovadoras nem sempre é sinônimo de boa ideia. Prova disso vem da Volkswagen, que se arrependeu de ter colocado em seus carros superfícies sensíveis ao toque no lugar dos tradicionais botões físicos. A troca gerou inúmeras reclamações por parte dos clientes e obrigou a marca a repensar a estratégia.

A decisão foi tomada após a Volkswagen ouvir o feedback dos clientes sobre o desejo de se livrar das confusas superfícies de toque, especialmente nos comando do sistema de entretenimento e nas funções do volante. Segundo o CEO Thomas Schäfer, a adoção dos comandos táteis “causou muitos danos” à marca.

A substituição foi iniciada com o elétrico ID.2 e será seguida por todos os próximos lançamentos da empresa. Através do feedback dos clientes, o designer de interiores da Volks, Darius Watola, adicionou uma fileira de botões físicos retroiluminados logo abaixo da tela sensível ao toque do conceito.

Os botões fornecem aos clientes acesso fácil aos controles de ar-condicionado e – embora não abordem todos os controles do carro – representam avanço importante. O ID.2 também conta com botão de volume manual e um grande botão central (ao estilo do BMW iDrive) que fornece controles complementares para outras funções do veículo.

Os controles também se baseiam claramente na sensibilidade do próprio toque, apresentando serrilhados de metal para que os ocupantes possam senti-los facilmente sem tirar os olhos da estrada.

Além da Volkswagen, outras montadoras têm buscado o caminho do equilíbrio funcional entre soluções digitais e analógicas, de modo a conciliar tecnologia com usabilidade. A Honda, por exemplo, optou por essa estratégia na nova geração do Fit, trocando os comandos touchscreen do sistema de ar-condicionado pelos tradicionais botões.

Volkswagen ID.2all

Na VW, a aposta nos comandos táteis começou com o ex-CEO Herbert Diess. Na época, a ideia era seguir os passos da Tesla e centralizar a grande maioria dos controles na tela de entretenimento. Além disso, os botões físicos dos volantes foram removidos e substituídos por botões capacitivos sensíveis ao toque. A medida, segundo a marca, “frustrou clientes que não deveriam ficar frustrados”. Agora, sob o comando Thomas Schäfer, o erro será corrigido.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...