Webb revela auroras em Netuno pela primeira vez

Nasa

À esquerda, imagem de Netuno em cores aprimoradas do Telescópio Espacial Hubble; à direita, a imagem é combinada com dados do Telescópio Espacial James Webb, ambos da NASA.

Na primeira observação deste fenômeno, o James Webb Space Telescope, da NASA, registrou em junho de 2023 uma intensa atividade auroral em Netuno.

Os cientistas usaram um equipamento que detecta luz infravermelha para encontrar o íon H3⁺, que mostra que partículas do Sol estão batendo contra o campo magnético de Netuno, que fica inclinado em 47° em relação ao eixo do planeta.

O equipamento capturou imagens com detalhes que, segundo o pesquisador Henrik Melin, “foi impressionante não só ver as auroras, mas o detalhe e clareza do fenômeno me surpreenderam.”

Imagem de Netuno produzida a partir de imagens tiradas pela Voyager 2 da NASA, em 1989. Foi a primeira espaçonave a voar perto do planeta.
Nasa

Imagem de Netuno produzida a partir de imagens tiradas pela Voyager 2 da NASA, em 1989. Foi a primeira espaçonave a voar perto do planeta.

Esses dados foram obtidos durante uma campanha de observação que permitiu também medir a temperatura da ionosfera de Netuno, revelando uma queda significativa em comparação com os registros de 1989, quando a Voyager 2 passou pelo planeta.

Contexto e avanços tecnológicos

Embora indícios de auroras já tenham sido sugeridos durante a passagem da Voyager 2 em 1989, a confirmação permaneceu evasiva até agora.

Com a sensibilidade no infravermelho do Webb, os cientistas conseguiram identificar as regiões aurorais localizadas em latitudes médias, o que difere do padrão observado em outros planetas do sistema solar.

Heidi Hammel, cientista do programa de Observação Garantida, destacou: “A confirmação só foi possível graças à sensibilidade do Webb no infravermelho.”

James Webb foi lançado em 25 de dezembro de 2021.
Nasa

James Webb foi lançado em 25 de dezembro de 2021.

Implicações dos achados

Os resultados obtidos abrem novas perspectivas para o estudo da dinâmica da atmosfera de Netuno e do seu campo magnético, possibilitando o acompanhamento do fenômeno durante um ciclo solar completo de 11 anos.

Essa descoberta permite uma compreensão mais profunda da interação entre o vento solar e os planetas gigantes, oferecendo uma janela inédita para a ciência dos gigantes gasosos.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...