
A Western Digital anunciou nos últimos dias que planeja lançar um HDD (disco rígido) com capacidade de 28 TB. Em 2022, a companhia especializada em armazenamento já havia lançado um modelo de 26 TB, voltado para supercomputadores e data centers.
O anúncio foi feito em uma reunião de investidores da empresa, que também apresentou detalhes sobre um roadmap a respeito de futuros lançamentos e a intenção de criar modelos com mais de 32 TB no futuro.
O HDD de 28 TB usará as tecnologias de fabricação ePMR (Energy-assisted perpendicular magnetic recording) de 2ª geração e a UltraSMR (shingled magnetic recording) para permitir que tamanha capacidade de armazenamento consiga ser integrada a uma única unidade de armazenamento.
Continua após a publicidade
Isso deve permitir melhorias de escrita com mais densidade em até 20%. O ePMR foi utilizado pela primeira vez em 2020 e a expectativa é que a segunda geração da tecnologia faça uma espécie de sobreposição de camadas para guardar mais dados no mesmo espaço físico dentro do componente.
A Seagate é outra companhia que vêm investindo pesado em discos rígidos com cada vez mais espaço interno e deve lançar um modelo com 32 TB no início de 2024. Para contornar a rival, a Western Digital já planeja modelos com capacidade igual ou superior, utilizando a tecnologia HAMR (Heat-assisted magnetic recording), que usa calor para acomodar bits menores e mais estáveis através da gravação via laser de diodo.
Continua após a publicidade
“Este produto de ponta [HDD de 28 TB] é construído sobre o sucesso de nossas tecnologias ePMR e UltraSMR com recursos e confiabilidade dos nossos clientes em todo o mundo. Estamos organizando este produto para qualificação rápida e aumento conforme a demanda melhora. […] Então, o próximo passo no planejamento é passar de 20 TB para 30 TB+ com um conjunto de tecnologias em torno de ePMR, OptiNAND, Ultra SMR. Ainda temos mais alguns passos a percorrer”, comentou David Goeckler, chefe executivo da WD.
Como já era de se esperar, HDDs dessa magnitude não estarão disponíveis para o consumidor doméstico. O foco é enviar esses modelos para equiparem máquinas parrudas, como servidores e HPCs. O disco rígido de 28 TB da Western Digital só deve ser lançado a partir de 2025, enquanto o modelo de 32 GB com HAMR ainda vai demorar um bom tempo.
Fonte: Tom’s Hardware e ArsTechnica