
A Women Game Jam (WGJ) anunciou a realização de sua sétima edição, marcando 5 anos de incentivo à diversidade e inclusão na indústria de desenvolvimento de jogos.
O evento é reconhecido como a maior maratona de desenvolvimento de jogos com recorte de gênero do mundo, oferecendo um espaço seguro e acolhedor para mulheres cis, trans e pessoas não-binárias mostrarem seus talentos e criatividade.
O WGJ ocorrerá de 11 a 13 de agosto, no formato on-line, unindo participantes de vários países, incluindo Brasil, Nigéria, África do Sul, Canadá, Alemanha, México, Chile, Argentina, Porto Rico, Costa Rica, Colômbia, Peru e Bolívia.
Ao longo dos últimos cinco anos, a Women Game Jam se tornou um evento importante para a quebra de barreiras e no empoderamento de grupos sub-representados no mundo dos jogos. Desde o seu início em 2018, houve um notável aumento de 15% na participação de mulheres na indústria de jogos, destacando o profundo impacto que o evento teve na comunidade.
“Estamos entusiasmados em celebrar cinco anos de Women Game Jam e as conquistas incríveis de nossas participantes“, disse Jeanine Adler, organizadora global do evento. “Nossa missão sempre foi proporcionar um ambiente inclusivo e de apoio em que mulheres cis, trans e pessoas não-binárias possam florescer, expressar sua criatividade e desenvolver sua paixão pelo desenvolvimento de jogos. Estamos orgulhosos de ter contribuído para o aumento da representação dessas pessoas talentosas na indústria de jogos.”, complementou Jeanine.
A Women Game Jam está aberta a participantes de todos os níveis de habilidade, e não é necessário ter experiência prévia em desenvolvimento de jogos. Durante o evento, as pessoas participantes serão desafiadas a criar jogos digitais ou analógicos a partir do zero, com base em um tema revelado no primeiro dia da jam. Os jogos serão desenvolvidos em um período de tempo especificado, incentivando a colaboração, inovação e a troca de ideias.
A WGJ também sediará o “Esquenta” de 3 a 9 de agosto, uma série de palestras e workshops esclarecedores com o objetivo de discutir vários temas relacionados ao desenvolvimento de jogos. Essas sessões abordarão assuntos como o desenvolvimento de jogos sem conhecimento em programação, acessibilidade nos jogos, arte, design de narrativa, psicologia e jogos e um guia passo a passo sobre como organizar jogos na jam.
Para participar da sétima edição da Women Game Jam, interessados podem se inscrever através do link disponibilizado pelo evento. As inscrições estão abertas até 9 de agosto.
“Convidamos todos os entusiastas de jogos apaixonados a se juntarem a nós nesta celebração monumental“, disse Ana Antar, Produtora Nacional da maratona. “A Women Game Jam não é apenas um evento; é um movimento que continua redefinindo a indústria de jogos e criando um espaço mais diverso e acolhedor para todes.”
FONTE: WGJ