
Um youtuber francês conhecido como Retro Relik’s está em uma missão ousada para “reviver” um aparelho da Atari que nunca passou da fase de protótipo.
A ideia do criador de conteúdo é desenvolver uma versão moderna e funcional do Atari Cosmos, um portátil que chegou a ser apresentado em feiras de tecnologia e tinha um modo de funcionamento fora do convencional.
Veja como está o projeto, ainda em fases iniciais de construção:
Por enquanto, Retro Relik’s mostrou apenas como foi o processo de redesenhar o dispositivo a partir de softwares e criar uma versão ainda sem componentes eletrônicos para testar o design do aparelho.
Em vídeos posteriores, ainda sem previsão de lançamento, é possível que ele já mostre o seu modelo caseiro, que foi batizado de Atari Cosmos EVO, em funcionamento.
Apresentado durante a Consumer Electronics Show (CES) de 1981, o Atari Cosmos é um portátil que nunca passou da fase de protótipo.
Apesar de nada ergonômico, o modelo chamava atenção por seu funcionamento nada convencional. Além de usar ainda raros cartuchos como mídias, o Cosmos tinha uma tecnologia “holográfica” de exibição de conteúdo.

Um cartão holográfico formado por uma lâmina de LED era posicionado no fundo do display, fazendo com que cada jogo tivesse dois cenários ou fundos diferentes quando iluminado em um certo ângulo.
Com cerca de oito jogos desenvolvidos para o Cosmos, a Atari resolveu descontinuar o projeto com o aparelho praticamente pronto para começar a ser vendido. Motivos nunca foram revelados, mas o alto custo de produção e resultados insatisfatórios no desempenho são algumas das suspeitas.

Apenas seis unidades do protótipo sobreviveram ao tempo, sendo metade delas apenas a carcaça do portátil. Os modelos pertencem a colecionadores e entusiastas da preservação, sendo que um desses aparelhos foi adquirido por US$ 19 mil em um site de leilões.
Se fosse lançado, o Cosmos apareceria no mercado anos antes do Game Boy, da Nintendo, que saiu em 1989 e conquistou a indústria. A companhia japonesa ainda estava começando no ramo, com o primeiro Game & Watch aparecendo no Japão em 1980, só que sem a possibilidade de trocar de jogo em um mesmo dispositivo.
Fonte: Retro Relik’s, Time Extension, Handheld Museum