
Brian Ortega (esq) e A. Sterling (dir) em encarada para UFC Xangai. Foto: Reprodução/UFC
Escalado para realizar penúltima luta do UFC Xangai, Brian Ortega que anteriormente tinha flertado com a ideia de subir ao peso leve (até 70,3kg.), acabou optando por permanecer nos penas (até 65.7kg.) para defender posição no top 5 contra Aljamain Sterling. Além da derrota sofrida no continente asiático, o norte-americano revelou pesadelo vivido nos bastidores.
Em luta que chegou a ser anunciada como cancelada por alguns jornalistas, Brian protagonizou cenas de angústia ao aparecer claramente debilitado em encarada com seu rival após pesagem oficial. Além de não conseguir bater peso exigido pela categoria, o ex-desafiante ao título afirmou ter ficado inconsciente no processo para subir na balança.
“Eu cortei peso na quinta-feira. Nós batemos o primeiro, chegamos a 68kg. No segundo, mais tarde, decidi me antecipar, mas cortamos da meia-noite até as oito da manhã, cortando peso o tempo todo. Percebi que ainda me faltava 0,77g. Eu estava confuso com o fato de meu corpo não estar realmente expelindo a água, porque estava apenas segurando-a, mas não importava o que acontecesse, tínhamos que eliminar esse peso, então fizemos. Então descemos as escadas, comemos alguma coisa, decidimos cortar mais peso, colocamos os plásticos e suamos muito. Cheguei a 20 minutos na bicicleta. Quando saí, fiquei inconsciente. Fiquei inconsciente por cerca de 30 minutos”, disse Ortega em seu Instagram.
Brian Ortega sofre no corte de peso para o UFC Xangai. Foto: Reprodução/Twitter/UFC
Ao seguir com fala, o veterano detalhou momentos tensos que viveu e garantiu que, se pisou no octógono, foi porque entrou em acordo com seu time e avaliou que situação era, no mínimo, positiva.
“Durante esse tempo, eles estavam colocando gelo em mim, tiraram todas as minhas roupas, me deixaram de cueca. Acordei na sala de emergência, arranquei tudo, não conseguia falar nem traduzir para eles. Eu pensava: se eles não tirarem tudo, eu mesmo vou tirar. Sabíamos que tínhamos um limite de tempo para chegar à pesagem, caso contrário eu não poderia lutar. Se você viu a pesagem, obviamente sabe que eu parecia delirante e que estava saindo de 30 minutos de inconsciência no túnel. Depois disso, fiz a pesagem. Imaginamos que se eu não estivesse me sentindo bem ou se algo estivesse muito errado, cancelaríamos a luta”
Por fim, Ortega revelou que UFC tinha ‘plano B’ para substitui-lo, mas que sua motivação de lutar pelos fãs e pelo trabalho feito era maior.
Aljamain Sterling venceu Brian Ortega no UFC Xangai. Foto: Reprodução/X/UFC News
“Ele (Sterling) disse: ‘eles já têm um lutador substituto, não se preocupe com isso’, mas eu disse a ele: ‘Não, não quero desperdiçar seu tempo’ e apareci. Comemos, nos reidratamos o dia inteiro. Eu não estava me sentindo bem, queria cancelar tudo. Levantei-me e, só de sair andando, quase desmaiei e desmaiei. Tudo em meu corpo estava me dizendo para não lutar. Antes de mais nada, decidi lutar por minha família. Esse é o meu trabalho, aparecer e fazer o que eu faço por eles. Em segundo lugar, lutei por vocês”, concluiu.