
O cavaleiro Stéphane Landois viveu uma dupla emoção nesta segunda-feira, ao conquistar a medalha de prata no Concurso Completo de Equitação por Equipes. Além do vice-campeonato em casa, nas Olimpíadas de Paris, ele reviu os pais da sua amiga Thaïs, antiga proprietária e condutora do animal.
Landois vibrou com o resultado, posou ao lado dos colegas de equipe e até com o ministro francês do Esporte até que se virou para a plateia e viu Corinne e Marc-Henri Meheust, pais de Thaïs. Os três se emocionaram num abraço de celebração.
— Nós sentimos a presença dela — disse Landois, sobre Thaïs, após o resultado da prova.
O casal confiou o cavalo Chaman Dumontceau ao francês depois que Thaïs sofreu um acidente durante uma corrida de cross country. Na queda, Chaman caiu sobre a amazona e a esmagou. Poucas semanas depois da morte dela, seus pais decidiram ceder o animal a Landois, que o montava regularmente enquanto treinava a jovem de 22 anos.
Foi a primeira vez que o casal compareceu a uma disputa equestre na região desde 7 de setembro de 2019, data do acidente de Thaïs, segundo o jornal Le Parisien.
Pelas redes sociais, Landois e sua equipe sempre se referem ao cavalo como “Chaman Dumontceau*Ride for Thaïs” (Monte por Thaïs, em tradução literal). A federação francesa do esporte ressaltou a emoção do cavaleiro em postagem de comemoração do resultado.
“Poeira sagrada nos seus olhos… Também trouxe lágrimas aos seus olhos? A alegria e emoção de @stephane.lds ao final de sua magnífica recuperação de adestramento no evento, com seu parceiro Chaman Dumontceau*Ride for Thaïs. Fortes emoções também para o staff e a comitiva de Stéphane”, ressaltou a entidade.
No Concurso Completo de Equitação Individual, Landois ficou em 14º lugar.