Coreia pode criar uma “KSMC” para competir dominância da TSMC em semicondutores

Créditos: Shutterstock

A solução da Coreia do Sul para se manter como uma potência na fabricação de semicondutores pode ser estabelecer uma companhia financiada pelo estado chamada KSMC – Korea Semiconductor Manufacturing Company. O nome, obviamente, é uma alusão direta à TSMC, mostrando que o país busca uma resposta à dominância da empresa taiwanesa de chips.

A proposta foi comentada durante um seminário da Academia Nacional de Engenharia da Coreia (NAEK – sigla em inglês). Representantes da indústria discutiram a importância de subsídios nacionais para ajudar a Coreia do Sul a se manter competitiva no segmento de semicondutores. A ideia seria um investimento de 20 trilhões de wons para estabelecer a KSMC. Isso é o equivalente a mais de R$ 80 bilhões.

Coreia do Sul quer ajudar fabricantes de chips e combater a "ameaça" de Donald TrumpCoreia do Sul quer ajudar fabricantes de chips e combater a "ameaça" de Donald Trump
Microsoft/Copilot

Quem falou de valores foi Ahn Ki-hyun, da Associação da Indústria de Semicondutores. Ele alega que o investimento poderia ter o retorno alcançando 300 trilhões de wons até 2045. O valor corresponde a R$ 1,26 trilhão. Existe o questionamento, no entanto, se o investimento inicial seria suficiente para estabelecer uma KSMC, devido à situação atual da infraestrutura para semicondutores na Coreia do Sul.

KSMC ajudaria Coreia a depender menos da Samsung

A ideia principal por trás da KSMC seria tornar o país menos dependente apenas da Samsung. A empresa é uma das maiores fabricantes de chips no mundo, se especializando principalmente em processos avançados, abaixo dos 10nm.

Prédio da Samsung com placa na frente.Prédio da Samsung com placa na frente.

Isso significa que a Coreia do Sul fica para trás quando o assunto é processos “maduros” – ou seja, tecnologias mais antigas acima dos 10nm, ainda muito usadas em máquinas industriais. Dessa forma, apesar de levar quase o mesmo nome da TSMC, a KSMC teria uma função oposta da companhia taiwanesa.

Notícias relacionadas:

A TSMC produz os chips mais avançados do mundo, mas Taiwan ainda desponta em processos maduros com outras empresas como UMC e PSMC. A KSMC faria o contrário pela Coreia do Sul, tomando esse papel para si e ajudando a impulsionar o ecossistema de semicondutores do país como um todo.

Fonte: Tom’s Hardware

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...