
O aclamado cineasta Guillermo del Toro, mestre do terror e da fantasia, responsável por obras como ‘Pinóquio’ e ‘Frankenstein’, falou recentemente sobre seu projeto descartado da DC, o filme ‘Liga da Justiça Sombria’ (Justice League Dark).
Questionado pelo ComicBookMovie sobre os rumores de que ele queria Colin Farrell (‘Batman’) como John Constantine, Del Toro desmentiu, mas confirmou uma escolha de elenco técnica:
“Não, eu ainda não estava escalando ninguém. Eu só sabia que queria Doug Jones como Deadman, porque fisicamente ele conseguiria usar o traje, e eu conhecia seus maneirismos. Eu amava aquele roteiro. Era apaixonado por ele. Achava que integrava todos os personagens de forma perfeita”, afirmou.
O diretor revelou mais detalhes sobre a trama, que incluiria o Homem Florônico como um dos vilões:
“A trama fazia perfeito sentido. Eu realmente gostava de como eles se entrelaçavam. Tínhamos o Homem Florônico como um dos vilões. Era ótimo porque o Monstro do Pântano estava muito bem desenvolvido”, destacou.
Del Toro chegou a prever uma breve participação do Batman: “Havia um momento em que o Batman entrava rapidamente. Eles diziam: ‘Precisamos de um avião’, e alguém respondia: ‘Tenho um amigo que tem um avião’, e então você estava no escritório de Bruce Wayne. Eu adoraria ter feito o filme. Agora, eu não faria”.
‘O Homem do Amanhã’: [SPOILER] também deve retornar para a sequência de ‘Superman’
Apesar de o co-CEO da DC Studios, James Gunn, ser frequentemente associado ao desejo de produzir ‘Liga da Justiça Sombria’, Del Toro confirmou que nunca discutiu o projeto com o diretor de ‘Superman’.
“Não, não, não. De vez em quando, eu mando uma mensagem para ele sobre outras coisas que ele está fazendo certo. Acho ele extremamente inteligente. Amei Superman”, disse Del Toro. “Eu realmente gosto da forma como ele está enxergando o universo. O roteiro [de Justice League Dark] existe. Foram alguns anos de desenvolvimento. Nunca chegamos à arte conceitual. Tinha grandes sequências. Minha favorita era uma perseguição com o Deadman pulando de um corpo para outro”.
Del Toro pretendia se inspirar na fase de Alan Moore em ‘Constantine’, e o filme teria como base personagens como: John Constantine (o protagonista), Monstro do Pântano, Deadman, Etrigan, Zatanna e Klarion.
O cineasta deixou o projeto, que estava em desenvolvimento desde meados de 2010, e foi posteriormente substituído por Doug Liman (‘Matador de Aluguel’). O roteiro era de Michael Gilio.