Search
Close this search box.

Intel Meteor Lake: próxima geração de CPUs terá até 14 núcleos; Raptor Lake com até 24 núcleos

Créditos: Divulgação

A Intel apresentou as especificações dos processadores Meteor Lake e Raptor Lake Refresh, revelando algumas informações para quem está aguardando para ver quais serão as novidades que estas trarão ao mercado. O documento foi vazado pelo YouTuber Moore’s Law is Dead, mostrando toda a linha de SKUs e também quantos núcleos terá em cada uma das versões.

O slide que foi obtido pelo leaker demonstra que toda a line-up é composta dos CPUs Meteor Lake – sendo apenas um deles focado no Raptor Lake Refresh (indicado como RPL). Ela também segue os padrões da corporação, com seis produtos focados para todo o mercado:

Créditos: Moore’s Law is Dead
  • 7W (Meteor Lake) 5 a 9 núcleos – (1P+8E max)
  • 9W (Meteor Lake) 6 a 10 núcleos – (2P+8E max)
  • 15W (Meteor Lake) 6 a 12 núcleos – (4P+8E max)
  • 28W (Meteor Lake) 10 a 14 núcleos – (6P+8E max)
  • 45W (Meteor Lake) 12 a 14 núcleos – (6P+8E max)
  • 55W (Raptor Lake Refresh) 14 a 24 núcleos – (8P+16E max)

Vale notar também que haverá um upgrade nas GPUs para o Intel Meteor Lake, trazendo a arquitetura Xe-LPG, baseada em Alchemist. O Raptor Lake Refresh também contará com a estrutura – com uma limitação de 32 units. Apesar de já estarem demonstrando o poder da próxima geração de processadores, ainda falta revelar diversas informações como a quantidade de clocks e o nome final dos SKUs.

As novidades da Intel

Se você está aguardando por um anúncio oficial, é bom puxar uma cadeira – pois ele vai demorar um pouco a vir. Ainda que diversas informações sobre os próximos CPUs da Intel estejam vazando nos últimos meses, uma revelação oficial e todas as informações serão divulgados apenas durante o evento Innovation – agendado para o mês de setembro de 2023.

A linha Meteor Lake está sendo demonstrada com Xe Cores, atingindo o máximo de 8 units – mas oferecendo um potencial de 128 Vector Engines e 1.024 núcleos FP32 – similar ao que já conhecemos da Arc A380. A arquitetura Xe-LPG garante um salto em relação à energia e otimizações – além de suporte aos gráficos DX12U e um acréscimo de 33% no quesito gráfico.

Fonte: Videocardz

Source link

Você tambem pode gostar de:

Faça sua busca aqui, estamos sempre atualizando para lhe trazer um conteudo de qualidade se fresquinho!

Não achou o que procura entre em contato com a nossa equipe pelo whatsApp!

LOJA

NOTÍCIAS

PERFIL