Meta amplia cabo submarino para atender região sul do Brasil e quatro países da América Latina

Dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, a Meta anunciou nesta terça-feira que vai ampliar a infraestrutura de cabos submarinos no Brasil para atender usuários da região Sul e de quatro países vizinhos — a Argentina, o Chile, o Paraguai e o Uruguai.

A expansão será feita no cabo Malbec, construído em 2021, que hoje conecta Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. Com 2,5 mil quilômetros de extensão, o sistema será ampliado em mais 280 quilômetros para incluir Porto Alegre no trajeto. A conclusão da obra está prevista para 2027.

Além da capital gaúcha e dos países do Cone Sul, a nova rota também vai atender usuários de Santa Catarina e Paraná. O projeto é desenvolvido em parceria com a empresa de infraestrutura V.tal.

Segundo a diretora de Políticas Públicas, Conectividade e Infraestrutura da Meta para a América Latina, Ana Luiza Valadares, a iniciativa deve beneficiar “milhões de pessoas no Brasil”. Esta será a primeira vez que um cabo submarino internacional chega ao Rio Grande do Sul.

O anúncio foi feito após uma reunião entre executivos da big tech e o governador Eduardo Leite. Em nota, a Meta destacou que a ampliação da estrutura é estratégica diante do avanço da inteligência artificial e do aumento da demanda por serviços online. “Capacidade, resiliência e alcance global são hoje mais importantes do que nunca”, afirmou a companhia.

No início do ano, a empresa de redes sociai havia anucinado projeto para instalar 50 mil quilômetros de cabos submarinos que atravessa cinco continentes, chamado de Projeto Waterworth. A meta é criar a conexão mais longa do mundo nesse formato. Além da Meta, empresas como Google e Microsoft também tem investido na expansão dos cabos submarinos.

O controle sobre essas infraestruturas é relevante para essas empresas que lidam com volumes massivos de dados. A expansão de cabos submarinos por big techs, no entanto, levanta controvérsias. Entre os riscos, estão a concentração dessa infraestrutura crítica nas mãos de empresas privadas, com impacto sobre a soberania digital e a governança da internet.

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...