OpenKylin | China lança sua primeira distribuição Linux independente

A China enfim lançou a primeira versão do OpenKylin, a sua distribuição de Linux independente que chega para criar uma alternativa local ao Windows e como tentativa de ser menos dependente tecnologicamente de iniciativas dos EUA.

Criada originalmente em 2001 sobre uma base FreeBSD, a agora distribuição de Linux envolveu a participação de mais de 4 mil desenvolvedores, 74 grupos de interesse especial e mais de 270 organizações. Diferente de Deepin (construído sobre o Debian) e do Ubuntu Kylin (derivado do Ubuntu), o OpenKylin teria sido construído do zero pelos chineses.

No momento em que esta notícia é publicada, o site oficial conta quase 895 milhões de usuários da nova plataforma. Um de seus diferenciais é suporte a arquiteturas x86, ARM e RISC-V. Isso, segundo o site oficial, coloca o sistema como uma alternativa capaz de “atender às necessidades da maioria de desenvolvedores e usuários individuais.”

A iniciativa visa reduzir a dependência tecnológica chinesa de itens e serviços feitos fora do país.

Linux 100% chinês? Há controvérsias

Apesar de ser anunciado como a primeira distro independente 100% chinesa, há algumas controvérsias em relação a isso. O site The Register, por exemplo, chama o OpenKylin de “um remix do Ubuntu”, alegando que o compilador do GNU (GCC 9.3) presente no sistema o identifica de tal forma.

Ainda de acordo com a publicação, o sistema seria “o Ubuntu 20.04 com alguns updates seletivos por cima”, algo supostamente confirmado por “centenas de ocorrências da palavra ‘ubuntu’ espalhadas em seus arquivos de configuração.”

Vale lembrar que o flavor Ubuntu Kylin surgiu a partir de uma parceria entre a Canonical, dona da marca Ubuntu, e o Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação da China: em 2013, esse acordo permitiu o lançamento de uma plataforma direcionada ao mercado chinês.

De qualquer forma, 100% chinês construído do zero ou “apenas” um Ubuntu Kylin com retoques, o OpenKylin parece no mínimo ter um caminho de desenvolvimento próprio, sem envolvimento de entidades de fora do país.

O que vem no OpenKylin?

Entr as suas principais características estão:

  • Linux 6.1;
  • Interface UKUI 4.0 (a mesma do Ubuntu Kylin);
  • Firefox como navegador padrão;
  • WPS Office;
  • Idiomas chinês e inglês.

O que significa “Kylin”?

Traduzida para o português como Qilin, Kylin é uma criatura mitológica chinesa que significa bons presságios. O animal mistura cabeça de dragão, corpo de cervo, cauda de touro, dorso coberto por pelos amarelos e cascos de cavalo. Além disso, o animal cospe fogo e tem voz de trovão.

Para baixar o OpenKylin, acesse o site oficial openkylin.top.

Source link

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...