Search
Close this search box.

SEGA fala sobre “matar a Sony” em documentos vazados dos anos 1990

Créditos: Divulgação/SEGA

Muito antes de a Microsoft virar a principal rival da Sony no mundo dos consoles, a empresa japonesa disputava com a SEGA a liderança da era 32 bits. Uma série de documentos dos anos 1990 vazados recentemente mostram que a criadora de Sonic levava essa rivalidade a sério e estava disposta a “matar” sua competidora para dominar a preferência dos consumidores.

Disponíveis na wiki SEGA Retro, as comunicações internas da companhia mostram que ela estava confiante de que o Saturn poderia ser um sucesso nos Estados Unidos. O então CEO da companhia, Tom Kalinske, escreveu em um e-mail de circulação interna que o console estava “matando a Sony” no Japão e se esgotando rapidamente, enquanto sobravam unidades do PlayStation nas prateleiras.

Os varejistas comentam que não podem comparar a verdadeira taxa de vendas porque o Saturn esgota antes que eles possam medir com precisão”, escreveu Kalisnke. “Eu gostaria de poder fazer com que todos os nossos funcionários, vendedores, varejistas, analistas, mídia etc. vissem e entendessem o que está acontecendo no Japão; eles então entenderiam por que venceremos aqui nos Estados Unidos eventualmente”.

Saturn marcou o começo do fim para a SEGA

O e-mail enviado por Kalinske passou a circular somente poucos meses antes de ele ser forçado a abandonar o cargo de CEO da SEGA da América. Um dos principais responsáveis pelo sucesso do Mega Drive frente ao Super Nintendo, o executivo afirmou que tinha uma relação difícil com a parte japonesa da empresa.

SEGA fala sobre “matar a Sony” em documentos vazados dos anos 1990
Foto: Divulgação/SEGA

Eventualmente, as palavras dele se provaram mentira e o Saturn acabou tendo vendas moderadas nos Estados Unidos. Muito disso aconteceu graças a um lançamento com poucas unidades e jogos disponíveis no mercado, bem como devido à falta de confiança na empresa — antes do console, ela havia apostado em vários acessórios que tiveram um suporte muito limitado antes de serem encerrados, minando sua credibilidade.

Os documentos obtidos pelo SEGA Retro também mostram detalhes sobre as mudanças de estratégia da empresa, relatos sobre versões Saturn de Shenmue e informações sobre sequências que nunca foram lançadas. Ao todo, o site obteve 272 páginas de documentos em PDF que se referem às operações da companhia japonesa durante o ano de 1996.

Fonte: PC Gamer



Source link

Você tambem pode gostar de:

Faça sua busca aqui, estamos sempre atualizando para lhe trazer um conteudo de qualidade se fresquinho!

Não achou o que procura entre em contato com a nossa equipe pelo whatsApp!

LOJA

NOTÍCIAS

PERFIL