Search
Close this search box.

Unreal Engine 5 não escalona bem em CPUs com múltiplos núcleos

Créditos: Epic Games

A Unreal Engine 5 ainda não está em muitos títulos disponíveis, portanto fica difícil medir sua eficiência, mas o Digital Foundry nos dá uma ideia do que esperar. Testes do canal com uma demonstração da engine mostram que ela não escalona bem em processadores com muitos núcleos.

Usando um Intel Core i9-12900K, CPU de 16 núcleos e 24 threads, em diferentes configurações, é revelado que o ganho de performance em processadores com mais de seis núcleos (e sem threads nesse caso) é bastante baixo. Por exemplo, adicionando mais dois núcleos, o desempenho aumenta em 6%.

Escalonamento de CPUs na Unreal Engine 5
Imagem: Digital Foundry

Com o Core i9-12900K ainda usando oito núcleos, mas agora com hype threads ativados, o acréscimo de desempenho é ainda menor em 4%. Adicionando os outros oito núcleos que estavam desativados não muda em nada a performance. Essa progressão é um claro indício de que a Unreal Engine 5 tem desempenho limitado pelo CPU.

O Digital Foundry então compara essa amostra do motor gráfico com Cyberpunk 2077, um excelente exemplo de escalonamento de processadores. Também com um Core i9-12900K, o título da CD Projekt Red consegue entregar 88% mais desempenho saindo de quatro núcleos até o uso total desse processador.

DLSS 3 resolve o problema

Mas, como o canal deixa claro, os donos de GPUs Ada Lovelace (GeForce RTX 40), conseguem eliminar consideravelmente essa limitação de processador com a Unreal Engine 5 por conta do gerador de frames presente no DLSS 3, tecnologia que ajuda bastante no gargalo de CPU.

Unreal Engine 5 com DLSS 3
Imagem: Digital Foundry

Segundo o Digital Foundry, poucos passos são necessários para instalar o plugin do DLSS 3 em um game com o motor gráfico da Epic Games, facilitando a implementação da tecnologia pelos desenvolvedores. Com o recurso ativado em uma RTX 4090, o aumento de desempenho foi de 97% em cenários com limitação pelo CPU.

Nessa mesma análise, o canal chegou a conclusão que o conhecido problema de stutters por compilação de shaders continua na Unreal Engine 5, embora exista uma nova forma de compilar os shaders que pode diminuir consideravelmente os engasgos, mas ainda sem eliminá-los completamente.

Fonte: Digital Foundry

Source link

Você tambem pode gostar de:

Faça sua busca aqui, estamos sempre atualizando para lhe trazer um conteudo de qualidade se fresquinho!

Não achou o que procura entre em contato com a nossa equipe pelo whatsApp!

LOJA

NOTÍCIAS

PERFIL