O mercado da soja no Brasil enfrenta desafios significativos em junho, com preços pressionados tanto internamente quanto externamente. Agricultores lidam com problemas de armazenagem e logística, enquanto as margens de comercialização estão em queda. A situação é agravada pela continuidade das perdas na Bolsa de Chicago, que limita novas negociações.
A combinação de uma safra recorde, altos estoques e dificuldades de escoamento tem mantido a comercialização lenta em estados produtores. A expectativa de uma boa produtividade nos Estados Unidos também impacta o mercado, refletindo na cautela dos agentes econômicos.
Chicago amplia perdas e pressiona mercado global
Os contratos futuros da soja na Bolsa de Chicago registraram novas quedas, influenciados pelo avanço do plantio da safra norte-americana 2026/27. O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou que 87% da área projetada já foi plantada, superando o mesmo período do ano passado.
A ausência de compras significativas da China no mercado norte-americano também contribui para a pressão sobre os preços internacionais. Além disso, fundos de investimento estão reduzindo suas posições em commodities agrícolas, refletindo uma estratégia defensiva diante das incertezas globais.
Comercialização segue travada no Brasil
No Brasil, a comercialização da soja permanece lenta, com preços estáveis, mas sem grandes movimentações. No Rio Grande do Sul, o preço da soja no porto de Rio Grande foi cotado a R$ 132,00 por saca, enquanto a colheita se aproxima do fim, com 99% da área cultivada já colhida.
Os resultados da colheita variaram bastante, com rendimentos que vão de 900 a 4.200 quilos por hectare em algumas regiões, refletindo os efeitos do déficit hídrico. Em Santa Catarina, a soja foi cotada a R$ 131,00 por saca, com pouca movimentação no mercado interno.
Armazenagem vira desafio no Centro-Oeste
No Centro-Oeste, o desafio é abrir espaço para a chegada da segunda safra de milho. Em Mato Grosso do Sul, a alta ocupação dos silos está dificultando o escoamento da soja, enquanto em Mato Grosso, a pressão sobre a infraestrutura logística aumenta com a colheita do milho.
O Indicador Imea fechou em R$ 105,28 por saca, com uma diferença de quase R$ 10,00 entre os preços pagos ao produtor e os valores nos portos, o que reduz a rentabilidade dos agricultores. A situação exige estratégias de comercialização mais eficazes para garantir a sustentabilidade financeira dos produtores.
Embora o dólar ofereça algum suporte aos preços internos, as perspectivas de estoques confortáveis nos Estados Unidos e a forte oferta da América do Sul limitam a recuperação das cotações. A segunda metade do ano promete ser desafiadora, com a necessidade de equilibrar fluxo de caixa e oportunidades de mercado para garantir rentabilidade em um cenário adverso.











