Capítulo 2

Capítulo 2 – O início de um grande projeto

 

Eis que chega o tão esperado dia! Após longos meses de espera e preparação, chegou o dia do nascimento; do nascimento não somente do filho, mas também, de uma MÃE. Principalmente para as mamães de primeira viagem, este momento pode se tornar extremamente assustador, pois, mesmo tendo se preparado durante os meses gestacionais, situações inéditas e inimagináveis vão acontecer a partir deste instante.

Os meses de aguardo que definitivamente não são somente nove como dizem, e sim dez meses; ou o mais próximo disso, já que mesmo em uma cesárea eletiva o permitido é realiza-la a partir de 39 semanas, enquanto aquelas que optam pelo parto normal podem chegar até 42; não são suficientes para prever tudo o que virá. Mas, o momento da chaga de um filho muito esperado é bombardeado por uma emoção nunca sentida antes; assim foi para mim e eu desejo do fundo do meu coração que todas possam um dia experenciar essa emoção; que é indescritível.

Então nasce o nosso maior projeto; ou deveria ser, já que estamos falando de um ser humano que é capaz de manifestar diversas emoções; estamos falando de um ser que é ensinado a amar e odiar, a cuidar e desprezar, a construir e também a destruir. E quando pensamos em um projeto estamos falando não somente do nosso filho em caráter individual; estamos falando de um todo; de algo que precisa ir além das paredes do nosso lar, falamos do impacto que as nossas ações e decisões causará na sociedade e o que de bom será inserido a ela.

Estudos realizados por diversos pesquisadores apontam que a primeira infância é um período de grande plasticidade cerebral, ou seja, é uma fase onde o cérebro desenvolve uma capacidade de se adaptar e evoluir de acordo com o ambiente, aprendendo e se desenvolvendo. É um momento delicado, que se inicia na gestação e dura até os 6 anos; aparentemente longos, porém curtos quando se tem por objetivo inserir nele conhecimentos e habilidades que irão impactar na sua vida adulta.

Compreendendo isso, não somente os pais, mas a todos aqueles que estão diretamente ligados a criança, são responsáveis por estimular esse desenvolvimento; já que é na primeira infância que a maior absorção de experiências acontece. Logo, dedicar tempo de qualidade é imprescindível para dar início ao nosso grande projeto, pois as experiências que vivemos neste momento impactam na nossa maneira de pensar, agir e de nos relacionar com o mundo.

 

Bruna Gomes

 

 

 

Você tambem pode gostar de:

Faça sua busca aqui, estamos sempre atualizando para lhe trazer um conteudo de qualidade se fresquinho!

Não achou o que procura entre em contato com a nossa equipe pelo whatsApp!

LOJA

NOTÍCIAS

PERFIL