Morreu na noite de quinta-feira (13) o diplomata Sergio Amaral, em São Paulo, aos 79 anos, vítima de um câncer. Amaral ocupou postos de destaque na diplomacia brasileira, tendo sido embaixador do Brasil em Londres (1999-2001), Paris (2003-2005) e o mais recente deles, Washington (2016-2019).
Foi também porta-voz da Presidência da República durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso.
O diplomata também foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, vice-ministro do Meio Ambiente e presidente do Conselho da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em nota enviada à CNN, a família do diplomata confirmou que o velório será aberto ao público e acontecerá no sábado (15), às 9h, no Funeral Home — localizado no bairro da Bela Vista, em São Paulo. O enterro será realizado no Cemitério São Paulo, no bairro paulistano de Pinheiros.
Nascido em junho de 1944, Sergio Amaral estudou direito na Universidade de São Paulo e fez pós-graduação em Ciência Política (DESS) pela Universidade Paris-Sorbonne. Foi negociador da dívida externa brasileira.
De retorno de Washington, Sergio Amaral estava como conselheiro do escritório Felsberg Advogados, que informou à CNN que divulgará uma nota de pesar e informações sobre o velório.
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que acumula o posto de ministro do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio, prestou homenagem a Amaral na manhã desta sexta-feira (14).
Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento do embaixador Sergio Amaral. Com extensa lista de serviços prestados ao país, Sergio Amaral já foi ministro do MDIC, presidente dos conselhos do BNDES e da Camex, além de porta-voz do governo FHC e embaixador do Brasil em…
— Geraldo Alckmin 🇧🇷 (@geraldoalckmin) July 14, 2023
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores celebrou a relevância da trajetória diplomática de Amaral.
“Aos familiares e aos muitos amigos e amigas que o Embaixador cultivou ao longo da vida, o Ministro Mauro Vieira, em nome de toda a Casa, estende suas condolências e expressa seu reconhecimento por uma trajetória de relevantes serviços prestados ao Ministério das Relações Exteriores e ao Brasil.”
Aloysio Nunes, ex-ministro da Justiça, ex-senador e ex-vice-governador de São Paulo, lamentou a morte nas redes sociais. “Morreu Sérgio Amaral, um dos mais brilhantes dos nossos diplomatas, meu amigo há 60 anos. Hoje me sinto mais sozinho”.
Morreu Sérgio Amaral, um dos mais brilhantes dos nossos diplomatas, meu amigo há 60 anos. Hoje me sinto mais sozinho.
— Aloysio Nunes (@Aloysio_Nunes) July 14, 2023
Compartilhe: