TESE DE DOUTORADO REVISITA O CASO ORLANDO SABINO

Um dos casos policiais mais emblemáticos já ocorridos no Triângulo Mineiro, na década de 1970, em plena ditadura militar, foi revisitado na última quarta-feira, dia 30 de abril, durante a defesa de uma tese de doutorado no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A professora universitária goiana, Fernanda Nakamura, abordou o tema: “Orlando Sabino: sujeito constituído pelas práticas discursivas na ditadura militar no Brasil”. Orlando Sabino foi um andarilho que veio do Paraná para Minas Gerais no final de 1971 e virou bode expiatório do regime militar que espalhou haver um monstro matando pessoas e animais, retirando os moradores da zona rural, para que as forças de segurança pudessem entrar nela e prender supostos subversivos.
O caso Orlando Sabino ficou famoso em todo o Brasil e consta do Relatório Final da Subcomissão da Verdade do Triângulo Mineiro (2014-2016), e retratado em dois importantes livros-reportagens sobre o personagem, o primeiro intitulado “Operação Anti-guerrilha”, de 1979, escrito pelo jornalista uberabense Joaquim Borges, e o segundo, “O Monstro de Capinópolis – A História de Orlando Sabino”, de 2011, do repórter investigativo Pedro Popó. Neste ano, uma produtora do Rio anunciou que fará uma minissérie sobre o andarilho, que será exibida pelo Canal Brasil, da TV Globo. As gravações começam no segundo semestre nas cidades por onde ele teria passado. Preso, durante uma das maiores caçadas humanas feitas em Minas Gerais, Orlando Sabino morreu em 2013, em Barbacena.
A tese da doutoranda foi aprovada. Fernanda apresentou seu trabalho perante uma banca examinadora composta pelos conceituados professores-doutores Israel de Sá (UFU), Diélen dos Reis Borges Almeida (UFU), que é jornalista; Antônio Fernandes Júnior (UFCAT) e Sarah Carine Braga Santana. O orientador foi o professor-doutor Cleudemar Alves Fernandes (UFU) e sua exposição durou três horas. O jornalista Pedro Popó compareceu e assistiu a exposição. A minissérie que a TV Globo fará será baseada também em seu livro. Em fevereiro, três cineastas responsáveis pela produção estiveram em Estrela do Sul, onde ele tem residência, para conhecê-lo e entrevistá-lo.
O trabalho de Fernanda Nakamura está sendo considerado um importante objeto de estudo sobre o Caso Orlando Sabino porque ela aborda questões até hoje recheadas de indagações e procura resposta para temas como: “por que a falta de provas concretas ou de investigações não impediu que Orlando Sabino fosse apontado como responsável pelos crimes ocorridos nos anos de 1970 a 1972?”, e busca explicações para esclarecer como o regime militar utilizou a insegurança da população, em especial a rural, para justificar a repressão e o controle social”.
A doutoranda é aluna do curso de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na Universidade Federal de Uberlândia, onde cursou o doutorado, e dá aulas, dentre outros, nos cursos de Letras e de Direito da UniCerrado de Goiatuba.

Escritório de Notícias/Divulgação

Autor

  • Redação Uberlândia no Foco

    O Uberlândia no Foco é um portal de notícias localizado na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como objetivo informar a população sobre os acontecimentos importantes da região do Triângulo Mineiro e do país. Fundado por Rafael Patrici Nazar e Sabrina Justino Fernandes, o portal busca ser referência para aqueles que buscam informações precisas e atualizadas sobre a cidade e a região. Nosso objetivo é cobrir uma ampla gama de assuntos, incluindo política, economia, saúde, educação, cultura, entre outros. Além disso, visamos abordar também, questões relevantes a nível nacional, garantindo assim que seus leitores estejam sempre informados sobre os acontecimentos mais importantes do país. Nossa equipe é altamente capacitada e dedicada a fornecer informações precisas e confiáveis aos seus leitores. Eles trabalham incansavelmente para garantir que as notícias sejam atualizadas e verificadas antes de serem publicadas no portal. Buscamos oferecer aos leitores uma plataforma interativa, na qual possam compartilhar suas opiniões e participar de debates sobre os assuntos mais importantes da cidade e da região. Isso torna o portal uma plataforma democrática, onde todas as vozes podem ser ouvidas e valorizadas. Não deixe de nos seguir para ficar por dentro das últimas atualizações e notícias relevantes. Juntos, temos uma grande caminhada pela frente.

0 Votes: 0 Upvotes, 0 Downvotes (0 Points)

Leave a reply

Loading Next Post...
Seguir
Sign In/Sign Up Sidebar Search
COLUNISTAS
Loading

Signing-in 3 seconds...

Signing-up 3 seconds...