Você piscou e o NTDev está aprontando de novo. Desta vez o youtuber e modificador de Windows mais proeminente da internet atualmente, conseguiu rodar o programa da Microsoft em um sistema com apenas 176MB de memória RAM.
Provavelmente um recorde – quem anota isso? -, o desenvolvedor utilizou novamente o seu sistema simplificado do Windows 11, o Tiny11, para conseguir executar a façanha.
O NTDev conseguiu com que o Windows 11 – na verdade a sua versão Tiny11 – funcionasse com apenas 176MB de RAM. Mas para realizar esse feito, foram necessárias várias concessões para se chegar a um resultado satisfatório, como vocês podem ver no vídeo abaixo:
Mesmo utilizando o Tiny11, os drivers para operar com uma quantidade de RAM tão baixa tiveram que ser reduzidos. No vídeo são utilizados pequenos aplicativos e utilitários, o tornando bem responsivo, apesar de bem limitado.
A grande questão é que para alcançar o seu objetivo a inicialização teve que ser feita através de um prompt de comando, ao invés do Explorer.
Segundo o desenvolvedor, todo o processo foi uma “extensa tentativa e erro, ao ver quais drivers e serviços são absolutamente necessários para a inicialização do Windows 11. Até coisas como a interface da unidade de disco usada foram levadas em consideração (usei IDE em vez do SATA ou NVMe mais recente, para que não precisasse de tantos drivers para inicializar)”.
Ainda podemos ver no vídeo quais drivers foram operados na inicialização, quais foram interrompidos e quais foram desativados. NTDev executou a ferramenta ServiWin da NirSoft em seu sistema de 176 MB de RAM para esse nível de ajustes granulares.
O cara realmente sabe usar os brinquedos que tem em mãos para criar o seu show. Como ele mesmo afirmou, este é “um feito impressionante, considerando que uma instalação padrão do Windows 11 requer quase 40 vezes a quantidade de RAM deste experimento”.
Outro grande feito dele foi conseguir rodar o seu sistema simplificado do Windows 11 na VRAM de uma placa gráfica RTX 3050 de um notebook. Você pode ler mais sobre o feito no link logo abaixo.
FONTE: NTDev