Conhecido por dirigir um dos filmes mais famosos do mundo e ser um grande explorador do fundo do mar, James Cameron usou o Twitter no último sábado (15) para esclarecer alguns rumores sobre uma próxima produção: um filme sobre a tragédia do submarino da OceanGate, que implodiu com cinco pessoas dentro durante uma expedição aos destroços do Titanic.
Incomodado com diversas especulações, principalmente após comentar o caso do Titan, Cameron afirmou, com ênfase, que não planeja desenvolver um longa sobre o acidente.
Leia mais!
Eu geralmente não respondo a rumores ofensivos da mídia, mas preciso agora. Eu NÃO estou em conversas sobre um filme do OceanGate, e nunca estarei.
Relembre o que aconteceu:
- No dia 18 de junho, o submarino Titan, da OceanGate, sumiu durante uma expedição aos destroços do Titanic com cinco pessoas dentro;
- Hipóteses indicavam que o submersível poderia estar flutuando entre o fundo do Oceano e a superfície, ter implodido ou ficado preso nos destroços do Titanic;
- No dia 22, a Guarda Costeira dos EUA informou que encontrou destroços de cinco partes da embarcação, indicando que houve uma “implosão catastrófica”;
- No mesmo dia, o órgão confirmou a morte dos cinco passageiros, entre eles o CEO da OceanGate, Stockton Rush;
- Sobre o resgate das vítimas, a Guarda comunicou que não seria possível recuperar os corpos (entenda a situação aqui).
Na época, Cameron chegou a comentar sobre a tragédia, comparando-a com a do Titanic, já que, segundo investigação, a OceanGate sabia dos riscos e falta de segurança do submarino. Vale lembrar que Cameron fez 33 mergulhos aos destroços do famoso e luxuoso navio e conhece bem o local.
Estou impressionado com a semelhança do desastre do Titanic em si, onde o capitão foi repetidamente avisado sobre o gelo à frente de seu navio e ainda assim ele navegou a toda velocidade para um campo de gelo em uma noite sem lua e muitas pessoas morreram como resultado.
James Cameron, em entrevista à ABC News.
Nas notícias mais recentes sobre a investigação do acidente com o Titan, relatórios preliminares indicaram que o submersível teria tentado interromper a missão antes de perder contato com a superfície.
A OceanGate já havia abortado mergulhos anteriores da embarcação devido problemas em sistemas de propulsão e flutuação e teria ignorado diversos alertas de especialistas sobre os perigos da missão.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!